Moscovo e Kiev reivindicam interceção de dezenas de ‘drones’

A Ucrânia e a Rússia reivindicaram hoje ter derrubado dezenas de ‘drones’ lançados pelos dois exércitos, mas admitiram que alguns atingiram alvos e causaram pelo menos um ferido no lado russo.

Moscovo e Kiev reivindicam interceção de dezenas de 'drones'

O governador de Rostov, Vasily Golubev, disse nas redes sociais que um dos ataques atingiu a cidade de Taganrog, no Mar de Azov, perto de uma região da Ucrânia ocupada pela Rússia, e feriu um socorrista.

“Ninguém foi morto”, afirmou Golubev, citado pela agência francesa AFP.

As autoridades russas disseram que destruíram 47 ‘drones’ ucranianos durante a noite, principalmente na região de Rostov, na fronteira com a Ucrânia.

“Os sistemas de defesa aérea intercetaram e destruíram um ‘drone’ no território da região de Belgorod, dois na região de Kursk, três na região de Volgogrado e 41 na região de Rostov”, anunciou o exército russo nas redes sociais.

Kiev lança regularmente ataques com ‘drones’ em território russo, numa altura em que a ofensiva de Moscovo na Ucrânia entra no terceiro ano.

A região de Rostov, no sul da Rússia, é um importante centro de planeamento das operações russas contra a Ucrânia.

O governador da região russa de Kursk, Roman Starovoyt, mais a norte e também na fronteira com a Ucrânia, disse que uma clínica foi danificada por um ataque ucraniano.

O governador publicou um vídeo que mostra o exterior da “policlínica número 6 de Kursk”, com a parte superior do estabelecimento visivelmente danificada.

“Felizmente, todos estão vivos”, disse, acrescentando que os médicos tinham transferido os doentes para um hospital próximo.

Kursk, que tem uma população de cerca de 440.000 habitantes, situa-se a cerca de 120 quilómetros da fronteira ucraniana.

Do lado ucraniano, as forças de defesa aérea disseram que abateram 12 de 15 ‘drones’ Shahed 136/131 iranianos lançados pela Rússia durante a noite.

Os aparelhos sem tripulação foram lançados de Chauda, no território ocupado da Crimeia, e de Primorsko-Akhtarsk, na Federação Russa, informou a Força Aérea nas redes sociais, segundo a agência espanhola EFE.

As interceções ocorreram sobre as regiões de Dnipropetrovsk, Donetsk e Poltava.

O chefe da administração militar regional de Dnipropetrovsk, Sergei Lisak, informou nas redes sociais que um ‘drone’ atingiu uma fábrica no distrito de Krivi Rig.

“Os nossos defensores do céu abateram cinco ‘drones’ sobre o distrito de Krivi Rig esta noite. Mas uma empresa industrial foi atingida. Um incêndio deflagrou no local”, escreveu.

As informações divulgadas pelas duas partes sobre o curso da guerra não podem ser verificadas de imediato de forma independente.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia foi desencadeada pela invasão russa do país vizinho em 24 de fevereiro de 2022.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm admitido que serão elevadas.

PNG // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS