MNE russo sem sinais que Kiev ou Ocidente queiram um acordo político

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje que Moscovo não reconhece sinais de Kiev ou do Ocidente de que exista vontade de uma solução política para a guerra na Ucrânia.

MNE russo sem sinais que Kiev ou Ocidente queiram um acordo político

“Até agora não vimos qualquer sinal de Kiev ou dos seus senhores de que estão prontos para um acordo político”, disse o chefe da diplomacia russa numa conferência de imprensa em Skopje, onde participou na 30.ª reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

No início de outubro, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou um decreto formal que confirma “a impossibilidade de realizar negociações com o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin” e vincula todos os cidadãos nacionais.

Por outro lado, “se ouvirmos os dirigentes da NATO e da União Europeia, eles dizem apenas uma coisa: temos o dever de apoiar a Ucrânia, porque se a Ucrânia for derrotada, será a derrota de todo o Ocidente”, disse Lavrov.

Para “iniciar um processo político são necessários dois, como no tango, mas os tipos do outro lado não dançam tango, dançam breakdance”, acrescentou.

Por isso, salientou, a Rússia não vê motivos para rever os objetivos da sua campanha militar na Ucrânia, que Putin definiu como a “desmilitarização e desnazificação” do país vizinho.

PJA // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS