Impala

Marrocos e Nigéria negoceiam extensão de gasoduto para Europa

Marrocos e Nigéria estão a negociar um projeto de extensão de um gasoduto, que vai transportar gás para a Europa através da África Ocidental, noticiou hoje a agência France Presse

Lagos, Nigéria, 03 dez (Lusa) – Marrocos e Nigéria estão a negociar um projeto de extensão de um gasoduto, que vai transportar gás para a Europa através da África Ocidental, noticiou hoje a agência France Presse (AFP).


O rei Mohammed VI de Marrocos realizou uma visita oficial na quinta e sexta-feira a Abuja, onde se reuniu com o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.


O ministro dos Negócios Estrangeiros nigeriano, Geoffrey Onyeama, afirmou que o projeto de extensão “de um gasoduto transafricano que irá da Nigéria a Marrocos e finalmente até à Europa” está a ser debatido, num vídeo publicado na conta na rede social Twitter da presidência da Nigéria.


“É um projeto muito importante para nós”, acrescentou Onyeama, sem mais pormenores.


A construção do maior gasoduto da África Ocidental a ligar as zonas de gás do sul da Nigéria aos mercados consumidores de energia da costa ocidental africana – Benim, Togo, Gana – começou em 2005 e o transporte de gás começou cinco anos depois.


De acordo com a imprensa marroquina, o projeto de extensão até Marrocos e a Europa era o tema principal da reunião entre os dois chefes de Estado.


O site Economia-Empresa, citado pela AFP, fala de “um projeto muito ambicioso, avaliado em vários milhares de milhões de dólares”, e que Rabat e Abuja devem assinar em breve um memorando de entendimento para a construção do gasoduto.


O objetivo do projeto marroquino-nigeriano é construir uma extensão do gasoduto “em direção a Marrocos passando por Dacar”, de acordo com o site marroquino Telquel.ma.


A Nigéria – um dos mais importantes produtores mundiais de petróleo – tem as primeiras reservas de gás natural de África e as sétimas do mundo.


Mas a região do Delta do Niger (sul), onde é extraído petróleo e gás, é palco de violências perpetrados por grupos armados que atacam regularmente oleodutos para exigir uma melhor distribuição dos recursos, tendo causado quebas na produção de gás e de petróleo em 2016.



EJ// ATR


Lusa/Fim


RELACIONADOS

Marrocos e Nigéria negoceiam extensão de gasoduto para Europa

Marrocos e Nigéria estão a negociar um projeto de extensão de um gasoduto, que vai transportar gás para a Europa através da África Ocidental, noticiou hoje a agência France Presse