Mais de um terço dos senadores democratas querem criação de Estado palestiniano

Mais de um terço dos senadores democratas dos EUA apelaram hoje ao presidente Joe Biden para que aumente as pressões no sentido da criação de um Estado palestiniano.

Mais de um terço dos senadores democratas querem criação de Estado palestiniano

Este apelo dos senadores ocorre quando os dirigentes norte-americanos mostram uma impaciência crescente com os israelitas.

A iniciativa acontece também poucos dias depois de um discurso surpreendente do líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer, em que apelou a eleições em Israel e criticou de forma aberta o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, pela sua gestão da guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza.

A crise no Médio Oriente “atingiu um ponto crítico” que precisa que os EUA falam mais do que apenas “facilitar” as discussões entre israelitas e palestinianos, escreveram em uma carta aberta 19 senadores, liderados por Tom Carper, um parceiro político de Biden desde há muitos anos.

“Solicitamos assim ao Governo Biden que elabore rapidamente e divulgue um plano sólido, onde se detalhem as medidas necessárias” à criação de um Estado palestiniano na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza, acrescentaram.

Se Joe Biden e o seu chefe da diplomacia, Antony Blinken, dizem que apoiam “a solução dos dois Estados”, as duas afirmações têm permanecido no registo das declarações de intenção.

E Benjamin Netanyahu, que dirige um governo com vários ministros de extrema-direita, opõe-se categoricamente a tal cenário.

RN // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS