Mais de mil detidos numa semana por violação da fronteira de Moçambique

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve em todo o país, na última semana, mais de mil pessoas por violação da fronteira, anunciou hoje aquela força de segurança.

Mais de mil detidos numa semana por violação da fronteira de Moçambique

De acordo com o balanço operacional da PRM do período de 06 a 12 de janeiro, a situação no país manteve-se “relativamente calma e controlada”, tendo sido detidos, em coordenação com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic), 1.095 pessoas por violação da fronteira e 316 por imigração ilegal, além de 320 por prática de delitos comuns.

A polícia moçambicana tem vindo a registar, segundo o histórico da corporação, mais de 600 detenções por violação da fronteira todas as semanas, mas sem referência a nacionalidades. O país tem fronteiras terrestres a norte com a Tanzânia, a noroeste com o Maláui e a Zâmbia, a oeste com a Suazilândia e a sul com a África do Sul.

Além do total de 1.731 detidos no espaço de uma semana, em todo o país foram apreendidas 14 armas de fogo, entre pistolas e metralhadoras, e munições diversas, variadas quantidades de droga, 12 viaturas e 26 motorizadas, entre outros.

Ainda no mesmo período, a PRM refere ter fiscalizado 107.009 viaturas em todo o país, aplicado 4.050 multas e detido 45 condutores por condução ilegal e 55 por corrupção ativa.

Igualmente nas estradas, no espaço de uma semana, foram registados oito acidentes de viação considerados “relevantes”, contra 10 no mesmo período de 2023, que provocaram oito mortos e dois feridos graves.

PVJ // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS