Líder do PP espanhol felicita Montenegro e PSD por “grande vitória”

O presidente do Partido Popular espanhol (PP), Alberto Núñez Feijóo, felicitou hoje o líder do PSD, Luís Montenegro, pela “grande vitória” nas eleições portuguesas de domingo.

Líder do PP espanhol felicita Montenegro e PSD por

Feijóo escreveu na rede social X que já falou com Luís Montenegro por telefone e dá os parabéns ao presidente do PSD e ao próprio partido “pela grande vitória eleitoral” nas legislativas de domingo.

“Alegra-me ver que os nossos irmãos portugueses escolheram o único projeto credível para a mudança em Portugal”, escreveu ainda Feijóo no X (antigo Twitter).

AD liderada por Montenegro obteve 79 deputados

O PP lidera atualmente a oposição em Espanha, depois de ter sido o partido mais votado nas últimas eleições espanholas, em julho do ano passado, porque uma ‘geringonça’ de oito formações políticas reconduziu o socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro.

Nas eleições legislativas portuguesas de domingo, a coligação AD, que junta PSD, CDS e PPM, obteve 79 mandatos na Assembleia da República, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).

A Iniciativa Liberal, o Bloco de Esquerda e o PAN mantiveram os mesmos deputados (oito, cinco e um, respetivamente). O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados. Por apurar estão os quatro lugares da emigração na Assembleia da República, que o PS ganhou em 2022, com três mandatos.

Impala Instagram


RELACIONADOS