Líder da NATO pede mais apoio ao Azerbaijão perante avanço da Rússia na Ucrânia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, agradeceu hoje ao Azerbaijão o envio de ajuda humanitária à Ucrânia, mas pediu mais apoio a este país perante o avanço do exército russo nas linhas da frente.

Líder da NATO pede mais apoio ao Azerbaijão perante avanço da Rússia na Ucrânia

“Celebro o importante apoio do Azerbaijão à Ucrânia em termos de ajuda humanitária, tão necessária, mas é preciso mais apoio, porque a situação na Ucrânia é extremamente difícil”, disse o responsável, numa conferência de imprensa com o presidente azeri, Ilham Aliyev.

O líder da Aliança Atlântica afirmou, citado pela agência espanhola de notícias EFE, que “os aliados da NATO estão muito preocupados com as consequências da guerra” e acrescentou: “Os aliados da NATO apoiam a Ucrânia”.

O Azerbaijão enviou combustível para os veículos dos serviços de emergência ucraniano, para além de equipamento energético, como transformadores e cabos, num total de cerca de 7,5 milhões de dólares, o equivalente a quase 6,9 milhões de euros.

Stoltenberg, que já tinha visitado Baku na qualidade de ministro da Energia da Noruega, destacou a importância deste setor para a segurança e defendeu que o Azerbaijão deve “estreitar os seus laços com vários membros da NATO” nesta área, referindo-se aos crescentes fornecimentos de gás a vários países da União Europeia.

O líder da NATO chegou hoje ao Azerbaijão no âmbito de um conjunto de visitas aos países do Cáucaso, incluindo a Geórgia e a Arménia.

Na segunda-feira, deverá reunir-se com os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, Zakir Gazánov y Jeyhun Bayrámov, seguindo depois para a Geórgia, antes de chegar à Arménia, na terça-feira.

MBA // TDI

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS