Guterres no Egito quinta-feira para discutir entrega de ajuda humanitária

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estará no Cairo na quinta-feira para discutir com o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, anunciou hoje o porta-voz de António Guterres.

Guterres no Egito quinta-feira para discutir entrega de ajuda humanitária

Atualmente na China, Guterres será recebido na quinta-feira na capital egípcia por Sissi e “outros” líderes para discutir “a situação em curso região”, ou seja, a guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, declarou o porta-voz do chefe da ONU, Stéphane Dujarric, durante uma conferência de imprensa.

O ex-primeiro-ministro português também deverá falar no sábado durante uma conferência internacional organizada pelo Presidente egípcio, disse Dujarric.

O porta-voz não indicou se o secretário-geral também visitará Israel e outros países do Médio Oriente.

Guterres discutirá essencialmente a disponibilização de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

“Para entregar ajuda humanitária a Gaza, precisamos de pontos de passagem seguros. Não podemos mover camiões e comboios humanitários no meio de bombardeamentos”, disse Dujarric.

“Há intensas discussões atualmente, em que estamos envolvidos com uma série de partes interessadas para tentar fornecer ajuda humanitária básica o mais rapidamente possível: alimentos, água, medicamentos são urgentemente necessários”, sublinhou o porta-voz.

Faltam água e alimentos para os 2,4 milhões de habitantes de Gaza, também privados de eletricidade, depois do cerco imposto por Israel em 09 de outubro ao pequeno território palestiniano, já sujeito a um bloqueio terrestre, marítimo e aéreo desde que o Hamas assumiu o poder em 2007.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, viaja quarta-feira para Israel em “solidariedade” após o ataque sangrento do Hamas em 07 de outubro, mas também para negociar um plano humanitário para a Faixa de Gaza.

MYMM // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS