Fragata francesa abate dois drones oriundos do Iémen no mar Vermelho

Uma fragata francesa abateu dois drones que se dirigiam para o navio, no mar Vermelho, a partir da costa do Iémen, disseram as forças armadas francesas, num momento de tensão crescente nesta zona marítima estratégica.

Fragata francesa abate dois drones oriundos do Iémen no mar Vermelho

Estas duas “ameaças evidentes” foram intercetadas e destruídas no sábado à noite pela fragata Languedoc, que operava no mar Vermelho, indicou o Estado-Maior, em comunicado.

As duas interceções ocorreram no sábado à noite, às 21:30 e 23:30 (em Paris), (20:30 e 22:30 em Lisboa), a 110 quilómetros da costa iemenita, perto da cidade de Al-Hodeida.

Na semana passada, um contratorpedeiro norte-americano abateu três drones quando prestava assistência a navios comerciais no mar Vermelho, alvo de ataques provenientes do Iémen, de acordo com Washington, que denunciou “uma ameaça direta” à segurança marítima.

Os rebeldes Houthi do Iémen ameaçaram, no sábado, atacar qualquer navio no mar Vermelho com destino a Israel se a população da Faixa de Gaza não receber a ajuda de que necessita.

Os rebeldes iemenitas, que controlam Sanaa e outras regiões, fazem parte do que descrevem como um “eixo de resistência” contra Israel, juntamente com grupos como o movimento de resistência islâmica Hamas e o Hezbollah libanês, apoiados pelo Irão.

Num comunicado publicado nas redes sociais, os Houthis declararam que “vão impedir a passagem de navios em direção à entidade sionista” se os habitantes do território palestiniano, bombardeado por Israel há dois meses, não receberem mais ajuda humanitária, como alimentos e medicamentos.

Este último aviso surge num contexto de tensões acrescidas no mar Vermelho desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, iniciada a 07 de outubro, na sequência de um ataque terrorista do movimento islamita palestiniano em solo israelita.

EJ // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS