Felipe González acusa autoridades da Catalunha de atropelo à Constituição

O antigo presidente do Governo espanhol e histórico socialista Felipe González negou que a aplicação do artigo 155.º acabe com a autonomia da Catalunha e defendeu que foram as autoridades catalãs que “atropelaram a autonomia e a Constituição”.

Felipe González acusa autoridades da Catalunha de atropelo à Constituição

O antigo presidente do Governo espanhol e histórico socialista Felipe González negou hoje que a aplicação do artigo 155.º acabe com a autonomia da Catalunha e defendeu que foram as autoridades catalãs que “atropelaram a autonomia e a Constituição”.

“A autonomia foi abandonada, na minha opinião, de forma não responsável — para utilizar palavras que não incendeiem, mas apaziguem -, pelos representantes da Generalitat [governo regional catalão] entre 06 e 07 de setembro”, disse González, durante a sua intervenção na investidura como doutor ‘honoris causa’ de Joaquín Moya-Angeler, na Universidade de Almería.

O também antigo líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) referia-se à aprovação, pelo parlamento regional da Catalunha, da lei para convocar o referendo para 01 d outubro, com os votos dos deputados separatistas e na ausência dos eleitos do Cidadãos, socialistas e PP (Partido Popular), que estão em minoria.

“Quem vulnerou a autonomia, quem atropelou a autonomia foi a autoridade da Generalitat catalã”, concluiu.

No seu discurso, González pediu ao governo catalão que “reconsidere, que regresse à norma constitucional, não porque se vá deteriorar a situação económica, que é uma evidência, mas porque se deteriorou e se pode deteriorar muito o intangível mais apreciado que conquistámos em décadas, que é a convivência”. Assim, sustentou que “não há democracia contra a Constituição e o Estatuto de Autonomia”, porque neste caso, “podem haver votos mas não democracia”.

Para o antigo primeiro-ministro espanhol, face a uma situação como esta, a responsabilidade de um Estado democrático e de direito e dos seus representantes é “restabelecer a autonomia da Catalunha dentro do quadro da Constituição”.

González defendeu uma alteração constitucional — algo que já está acordado entre o PP (no poder) e o PSOE -, advertindo que é possível “reformar as regras do jogo, mas não as mudar sem as respeitar, porque isso não é democracia”.

“Podem defender-se todas as ideias, dentro da Constituição, o que não se pode é utilizar as ideias para romper unilateralmente o quadro de convivência que votamos entre todos”, sustentou.

Leia mais notícias em destaque

EXCLUSIVO: Autor do vídeo da A17 arrependido por captar imagens dos incêndios
Jovem enfermeira morre de forma trágica na lua de mel
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Mãe obriga filha a abortar, mas bebé sobrevive e conta a história anos mais tarde
Mãe obriga filha a abortar, mas bebé sobrevive e conta a história anos mais tarde
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo (galeria de fotos)
6 coisas que você não sabe sobre o pénis explicadas por uma mulher
Sexo. O que eles (e elas) compram às escondidas

 

Impala Instagram


RELACIONADOS