Exército israelita retira tropas do sul da Faixa de Gaza

O exército israelita retirou esta noite todas as suas tropas terrestres do sul da Faixa de Gaza, restando apenas uma brigada no enclave.

Exército israelita retira tropas do sul da Faixa de Gaza

Jerusalém, 07 abr 2024 (Lusa) — O exército israelita retirou esta noite todas as suas tropas terrestres do sul da Faixa de Gaza, restando apenas uma brigada no enclave, confirmou à agência EFE uma fonte militar.

A retirada acontece após quatro meses de combate na zona de Khan Yunis e quando passam seis meses do início da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

No território permanece apenas uma brigada israelita com o objetivo de garantir um corredor entre o sul de Israel e a costa de Gaza, bloqueando o acesso ao norte do enclave e facilitando as operações no centro e norte da Faixa de Gaza.

A confirmação chega depois de no sábado o exército israelita (IDF) recuperar em Khan Yunis o corpo sem vida do refém israelita Elad Katzir, capturado pela Jihad Islâmica.

Os médicos do Instituto de Medicina legal identificaram o cadáver durante a noite e as autoridades informaram a família de Katzir, que foi sequestrado durante os ataques de 07 de outubro no kibutz Nir Oz, assim como a sua mãe, libertada durante a trégua de sete dias entre Israel e o Hamas, em novembro.

Os dois principais hospitais desta cidade, o Al Amal e o Nasser, ficaram completamente destruídos e inoperacionais depois do ataque das tropas hebraicas nos últimos meses com o argumento de que haveria alegados combatentes nas instalações.

Segundo adiantou o exército israelita em comunicado a 02 de abril, “dezenas de suspeitos” foram entregues às forças militares para “ser interrogados mais a fundo”.

O exército israelita adiantou hoje que antes da sua retirada do sul de Gaza, as suas unidades de combate levaram a cabo as últimas operações no bairro de Al Amal para concluir o desmantelamento da “infraestrutura terrorista”.

Numa mensagem na rede social X, o ex-ministro da Justiça israelita Gideon Sa’ar criticou a retirada das tropas, assegurando que “a contínua redução do tamanho das forças” israelitas em Gaza afastou Israel de conseguir “alcançar os objetivos da guerra”.

O próximo objetivo de Israel em Gaza parece ser a anunciada incursão militar em Rafah, no sul do enclave, onde vivem 1,4 milhões de deslocados e onde ainda permanecem, segundo as forças armadas israelitas, quatro batalhões do Hamas.

A incursão tem a oposição dos Estados Unidos, principal aliado militar de Israel.

O Ministério da Saúde do Hamas anunciou no sábado um novo balanço de 33.137 mortos na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano em 07 de outubro.

Segundo um comunicado do ministério, 75.815 pessoas ficaram feridas em quase seis meses de guerra.

O conflito em curso na Faixa de Gaza foi desencadeado pelo ataque do grupo islamita Hamas em solo israelita de 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Desde então, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que provocou mais de 33.000 mortos, segundo o Hamas, que governa o pequeno enclave palestiniano desde 2007.

A retaliação israelita está a provocar uma grave crise humanitária em Gaza, com mais de 1,1 milhões de pessoas numa “situação de fome catastrófica” que já está a fazer vítimas – “o número mais elevado alguma vez registado” pela ONU em estudos sobre segurança alimentar no mundo.

IMA (PL) // JMR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS