EUA saúdam trégua e pedem mecanismos de ajuda permanentes em Gaza

Os Estados Unidos saudaram a trégua entre Israel e Hamas hoje iniciada e afirmaram que é “urgente e imperativo” que sejam estabelecidos mecanismos duradouros para acelerar a ajuda humanitária a Gaza.

EUA saúdam trégua e pedem mecanismos de ajuda permanentes em Gaza

A afirmação foi feita pela administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Samantha Power, poucas horas após o início da primeira trégua entre Israel e o Hamas e ao fim de um mês e meio de guerra.

“Os Estados Unidos saúdam a pausa nas hostilidades em Gaza como uma oportunidade para acelerar a prestação segura de assistência humanitária vital a civis palestinianos em grande necessidade e facilitar a libertação de reféns capturados pelo Hamas após 48 dias angustiantes de cativeiro”, disse Power num comunicado.

Com aproximadamente 1,7 milhões de pessoas deslocadas internamente e 2,2 milhões de civis necessitados de assistência humanitária, a magnitude das necessidades humanitárias em Gaza “é impressionante”, detalhou.

O cessar-fogo, que faz parte de um acordo para a libertação de 50 reféns israelitas em troca de 150 prisioneiros palestinianos, durará quatro dias e poderá ser estendido para dez se o Hamas entregar mais pessoas sequestradas e servirá também para a entrada de ajuda humanitária para o enclave.

Esta pausa, observou a USAID, é “um resultado direto da diplomacia americana” e “permitirá às organizações humanitárias entregar alimentos, medicamentos, água e outra ajuda vital aos civis”.

Além disso, acrescentou, “facilitará a evacuação de doentes, feridos e outras pessoas vulneráveis que enfrentam condições extremamente difíceis”.

Os Estados Unidos estão em coordenação direta com os Governos de Israel e do Egito, a ONU e outros intervenientes internacionais para transferir assistência humanitária e pessoal para Gaza.

Até à data, Washington entregou cerca 226,8 toneladas em assistência alimentar àquela região.

“Continuaremos a enfatizar às partes a importância crítica de proteger os civis de acordo com o direito humanitário internacional”, acrescentou a responsável da USAID.

Desde que a guerra entre Israel e o Hamas começou, em 07 de outubro, o número de mortos ultrapassou os 14.800, incluindo 4.000 crianças e 6.000 mulheres.

MYMM // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS