EUA lançam coligação internacional contra fentanil mas China rejeita adesão

Os Estados Unidos lançaram hoje uma coligação internacional contra o tráfico de fentanil e outras drogas sintéticas, à qual se juntou o México, um importante produtor dessa substância, mas da qual a China descartou participar.

EUA lançam coligação internacional contra fentanil mas China rejeita adesão

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, presidiu uma reunião virtual com representantes de 97 países e organizações para lançar as bases desta nova aliança, que espera voltar a reunir-se em setembro à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

O fentanil, um opioide sintético 100 vezes mais potente do que a morfina, é fabricado por cartéis mexicanos a partir de componentes químicos provenientes da China e depois traficado para os Estados Unidos, onde causa milhares de mortes por overdose a cada ano.

Mas a crise vai além, já que África e o Médio Oriente também vivem uma crise de uso de drogas sintéticas como tramadol ou captagon, esta última fabricada em larga escala na Síria, alertou a ONU no seu Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado na semana passada.

“Se não agirmos juntos com urgência, outras partes do mundo sofrerão as consequências catastróficas que já estão a afetar tantas cidades e vilas norte-americanas”, alertou Blinken durante o seu discurso na reunião.

O chefe da diplomacia norte-americana lembrou que 110 mil pessoas morreram no ano passado no seu país por overdose de drogas, principalmente fentanil, que é já a principal causa de morte entre pessoas com idades entre os 18 e os 49 anos.

Blinken defendeu ainda que a iniciativa privada também se envolvo nesse esforço, uma vez que uma parte significativa desses estupefacientes é fabricada com substâncias químicas comercializadas legalmente como medicamentos, cosméticos ou produtos de uso doméstico.

Apesar de vários precursores químicos usados pelos cartéis mexicanos para fabricar o fentanil serem provenientes da China, Pequim descartou participar na reunião de hoje, para a qual havia sido convidada.

Numa ligação com repórteres, Todd Robinson, chefe do escritório antidrogas do Departamento de Estado, disse na quarta-feira que a China não tem cooperado com os Estados Unidos no tráfico de drogas nos últimos meses.

Por isso, exortou os restantes países que têm contactos com o país asiático a influenciarem Pequim a juntar-se a esses esforços.

O próprio Blinken já fez uma tentativa na sua recente viagem a Pequim, onde levantou a questão do fentanil com as autoridades daquele país como uma das maiores preocupações de Washington.

O Governo de Xi Jinping negou categoricamente em abril passado que o seu país esteja por trás da exportação de precursores de fentanil, em resposta a uma carta enviada pelo Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, solicitando cooperação nesse assunto.

López Obrador sustenta que o fentanil chega aos Estados Unidos diretamente da China e nega que a substância seja fabricada no seu país, embora o seu Governo tenha destruído vários laboratórios clandestinos onde se fabricava essa droga.

Apesar de tudo, a nova ministra das Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena, esteve na reunião de hoje para integrar a nova coligação.

MYMM // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS