EUA felicitam Díli por votação credível e pacífica

Os Estados Unidos felicitaram o povo e o Governo de Timor-Leste pela contribuição dada para que as eleições legislativas de domingo decorressem de forma pacífica, credível e em liberdade.

EUA felicitam Díli por votação credível e pacífica

Os Estados Unidos felicitaram hoje o povo e o Governo de Timor-Leste pela contribuição dada para que as eleições legislativas de domingo decorressem de forma pacífica, credível e em liberdade.

Numa declaração, a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert, destaca que o feito “representa mais um passo” na jovem democracia timorense, pelo que há que “aplaudir” também todos os partidos políticos. Manifestando o desejo de trabalhar com o novo Governo, os Estados Unidos elogiam ainda os órgãos eleitorais por terem conduzido todo o processo de forma “organizada e credível”.

“Timor-Leste e os Estados Unidos partilham muitos valores e princípios e estamos desejosos de aprofundar a nossa parceria”, concluiu a porta-voz.

A Fretilin venceu as legislativas timorenses com uma vantagem de cerca de mil votos em relação ao CNRT, segundo a contagem final dos boletins divulgada pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

Segundo os dados do STAE, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), de Mari Alkatiri, obteve 168.422 votos e o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão, conseguiu 167.330.

Aplicando o método de Hondt, a Fretilin terá 23 deputados e o CNRT terá 22 no Parlamento Nacional, onde há um total de 65 lugares. A terceira força mais votada foi o Partido Libertação Popular (PLP), do ex-Presidente Taur Matan Ruak, que conseguiu 60.092 votos (oito deputados), seguindo-se o Partido Democrático (PD), com 55.595 votos (sete deputados) e o Khunto, com 36.546 votos e cinco deputados.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS