EUA abatem míssil anti-navio dos Huthis sobre o mar Vermelho

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) declarou que abateu um míssil anti-navio lançado pelos rebeldes Huthis do Iémen sobre o Mar Vermelho

EUA abatem míssil anti-navio dos Huthis sobre o mar Vermelho

Washington, 31 jan 2024 (Lusa) – O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) declarou na terça-feira que abateu um míssil anti-navio lançado pelos rebeldes Huthis do Iémen sobre o Mar Vermelho.

Por volta das 23:30, horário de Sanaa (20:30 em Lisboa), as forças norte-americanas dispararam contra o míssil e abateram-no, informou o comando na rede social X.

“Não foram registados feridos ou danos”, acrescentou o Centcom no comunicado.

Na sexta-feira, os EUA repeliram um ataque semelhante, também atribuído aos Huthis. Neste caso, o comando norte-americano disse que o míssil anti-navio abatido representava uma “ameaça iminente” para navios mercantes e de guerra dos EUA na região.

Os Huthis, grupo apoiado pelo Irão e considerado terrorista pelos EUA, têm levado a cabo centenas de ataques com drones e mísseis contra navios comerciais no mar Vermelho, em resposta aos ataques de Israel na Faixa de Gaza.

A tensão naquela área marítima fez com que as principais linhas de navegação do mundo ajustassem as rotas para evitar passarem pelo local, por onde transitam 8% do comércio mundial de cereais, 12% do comércio de petróleo e 8% do comércio internacional de gás natural liquefeito.

Os ataques sem precedentes do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita, em 07 de outubro, causaram cerca de 1.200 mortos e mais de 200 reféns, segundo as autoridades israelitas.

A ofensiva no território palestiniano lançada por Telavive causou mais de 26 mil mortos, segundo dados das autoridades de Gaza, controladas pelo Hamas desde 2007.

CAD (DMC) // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS