Desnuclearização é «o caminho para a paz»

A desnuclearização é «o caminho para a paz e o nosso objetivo», afirmou o Presidente sul-coreano, um dia após o primeiro encontro entre as duas Coreias.

Desnuclearização é «o caminho para a paz»

A desnuclearização da península coreana é “o caminho para a paz e o nosso objetivo”, afirmou hoje o Presidente sul-coreano, um dia depois do primeiro encontro em mais de dois anos entre representantes das duas Coreias.

“Nós devemos resolver pacificamente a questão nuclear norte-coreana”, afirmou Moon Jae-In, em conferência de imprensa, indicando que vai pedir mais conversações com Pyongyang para o efeito.

Altos representantes de Seul e de Pyongyang protagonizaram na terça-feira a primeira reunião de alto nível entre as duas Coreias desde dezembro de 2015, que teve lugar em Panmunjom, aldeia fronteiriça onde foi assinado o armistício da Guerra da Coreia (1950-53).

Ligação telefónica militar entre as duas Coreias reaberta

Seul e Pyongyang decidiram esta terça-feira, nas primeiras conversações bilaterais em dois anos, restabelecer a sua ligação telefónica militar, anunciou fonte sul-coreana, dias após a reabertura de uma linha telefónica civil.

Trata-se da linha destinada a comunicações militares na região junto ao Mar Amarelo (chamado Mar do Oeste nas duas Coreias).

Todos os principais canais de comunicação entre as duas coreias foram encerrados nos últimos anos por decisão de Pyongyang devido à animosidade de Seul contra o seu programa nuclear.

Agora, o exército norte-coreano recomeçará a utilizar esta linha na quarta-feira, segundo explicou a delegação do Norte à sua congénere do Sul durante as conversações de alto nível que estão a decorrer esta terça-feira entre as duas Coreias.

Leia mais aqui!

Impala Instagram


RELACIONADOS