Cerca de 400 mil crianças podem morrer de fome na RD Congo

“O conflito e o deslocamento continua a ter consequências devastadoras para as crianças em Kasai”, disse a subdiretora executiva da UNICEF, Fatoumata Ndiaye, acabada de regressar de uma missão na zona.

Cerca de 400 mil crianças podem morrer de fome na RD Congo

Cerca de 400.000 crianças “correm o risco de morrer” de fome na região de Kasai no centro da República Democrática do Congo (RDCongo), alertou esta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Num relatório divulgado em Kinshasa, a UNICEF assinala que 3,8 milhões de pessoas, incluindo 2,3 milhões de crianças, necessitam de ajuda humanitária no Kasai.

Adianta que metade das crianças menores de cinco anos, à volta de 770.000, sofrem de desnutrição aguda, das quais 400.000 estão gravemente desnutridas e correm perigo de vida.

LEIA MAIS: Estudante grava vídeo para provar abuso sexual de professor [vídeo]

A região de Kasai era uma das mais ricas e pacífica da RDCongo até 2016, quando começou a violência entre forças governamentais e milícias tribais devido a uma disputa com um chefe local, tendo o conflito levado ao recrutamento de milhares de crianças por grupos armados.

LEIA MAIS: Há 10 moedas de 2 euros em circulação que valem milhares e uma pode estar na sua carteira

Para ajudar as crianças daquela região da RDCongo, a UNICEF pediu 74 milhões de euros, dos quais apenas obteve 25%.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS