Coreia do Norte acusa Japão de preparar nova invasão à península coreana

A Coreia do Norte acusou o Governo japonês de “impulsionar a militarização do país” e preparar “uma nova invasão da península coreana”, na sequência da reeleição do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, no domingo.

Coreia do Norte acusa Japão de preparar nova invasão à península coreana

A Coreia do Norte acusou hoje o Governo japonês de “impulsionar a militarização do país” e preparar “uma nova invasão da península coreana”, na sequência da reeleição do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, no domingo.

Num comunicado divulgado pela agência estatal norte-coreana KCNA, o regime liderado por Kim Jong-un fez acusações contra os “reacionários japoneses”.

De acordo com Pyongyang, Shinzo Abe tentou justificar as eleições antecipadas que ocorreram no Japão com a necessidade de enfrentar a Coreia do Norte e, assim, “permanecer no poder e abrir caminho para uma nova invasão da península coreana”.

O Japão “voltou a encenar outra sinistra caricatura política, na qual revelou o seu verdadeiro rosto, de um estado bélico que deu um novo ímpeto à sua militarização”, referiu a declaração.

“Agora que está claro que o Japão apoia os preparativos para a nova invasão, com o apoio dos Estados Unidos, a RPDC (nome oficial do país, República Popular Democrática da Coreia) tem o direito de tomar duras contramedidas de autodefesa”, acrescentou o comunicado.

A declaração advertiu aos “reacionários japoneses” que a Coreia do Norte “tem uma posição estratégica como potência nuclear”.

O primeiro-ministro japonês disse hoje, por seu lado, que a sua sólida vitória permite por em marcha “medidas contundentes contra a ameaça norte-coreana”, depois de justificar a realização das eleições antecipadas com a necessidade de fortalecer o Executivo diante do constante desenvolvimento de armas na Coreia do Norte.

Além disso, a vitória conquistada pelo seu partido permite que Abe comece o complexo processo de reforma da Constituição japonesa, voltada para o pacifismo, uma iniciativa polémica que o primeiro-ministro japonês defende com o objetivo de aumentar os poderes de defesa nacional.

Entretanto, esta ambição de Shinzo Abe encontra uma forte resistência na China e na Coreia do Sul.

Leia mais notícias em destaque

EXCLUSIVO: Autor do vídeo da A17 arrependido por captar imagens dos incêndios
Jovem enfermeira morre de forma trágica na lua de mel
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Homem com sintomas de gripe sai do hospital sem pernas e uma mão
6 coisas que você não sabe sobre o péns explicadas por uma mulher
Sexo. O que eles (e elas) compram às escondidas

Impala Instagram


RELACIONADOS