Chefe do Exército ucraniano apela para “unidade” de todos os ucranianos

O chefe do Exército ucraniano, Oleksandr Sirski, apelou hoje à “unidade” de todos os ucranianos para alcançar a “vitória” sobre a Rússia, numa mensagem na rede social Telegram por ocasião do segundo aniversário do início da guerra.

Chefe do Exército ucraniano apela para

“Hoje, mais do que nunca, precisamos de unidade. Estou convencido de que a unidade é a nossa vitória”, afirmou Sirski, na mensagem, na qual recorda os primeiros dias da invasão, quando muitos previam uma derrota da Ucrânia em poucos dias.

O chefe do Exército, que substituiu o general Valeri Zaluzhni no início do mês, agradeceu a todos os militares, voluntários e civis que tornaram possível à Ucrânia continuar a lutar contra a agressão militar russa e prestou homenagem aos que perderam a vida a combater.

“Os melhores filhos e filhas da Ucrânia estão a morrer”, afirmou, referindo-se ao “preço supremo pela liberdade” que o país está a pagar.

Sirski passou em revista o curso da guerra e reconheceu que a contraofensiva do verão passado não trouxe “os resultados desejados” para a Ucrânia.

Apesar disso, continuou, o exército ucraniano continua a lutar ao longo de toda a frente para evitar que cada vez mais cidades ucranianas “se transformem noutra Bucha, noutra Bakhmut ou noutra Avdivka”.

O general também aludiu ao sucesso da Ucrânia em limpar as águas do Mar Negro de navios russos, apesar da clara superioridade das forças russas no mar.

O general Sirski prevê “uma resposta assimétrica ao ocupante russo também no ar”.

“Haverá ainda mais aviões russos a arder”, escreveu, depois de a Ucrânia ter conseguido destruir o segundo avião espião russo A-50 este ano.

MC // JMR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS