Bombardeamento israelita em Rafah mata 25 pessoas

Pelo menos 25 pessoas foram mortas esta madrugada, na sequência de bombardeamentos israelitas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, onde se encontra mais de um milhão de deslocados.

Bombardeamento israelita em Rafah mata 25 pessoas

“Fontes médicas informaram que 25 cidadãos foram mortos e outros ficaram feridos quando a ocupação bombardeou casas no centro e no norte de Rafah desde a noite passada”, afirmou a agência noticiosa oficial palestiniana Wafa.

A agência disse ainda que os navios de guerra israelitas, localizados no Mediterrâneo, estão a “disparar fortemente” sobre a costa da província de Rafah.

Israel anunciou na sexta-feira planos para alargar a sua ofensiva militar a Rafah, na fronteira com o Egito, mas acrescentou que a operação incluiria a retirada prévia de civis.

“É impossível atingir o objetivo de guerra de eliminar o Hamas e deixar quatro batalhões em Rafah”, frisou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro de Israel.

Em Rafah encontram-se 1,3 milhões de palestinianos, cinco vezes mais do que a população habitual, os ataques na região intensificaram-se nos últimos dias e existe o receio de um ataque terrestre israelita.

A guerra entre Israel e o Hamas provocou até agora na Faixa de Gaza quase 28.000 mortos, pelo menos 67.500 feridos e 8.000 desaparecidos, na maioria civis, de acordo com o último balanço das autoridades locais.

O conflito originou também quase dois milhões de deslocados (mais de 85% dos habitantes), mergulhando o enclave palestiniano sobrepovoado e pobre numa grave crise humana, com toda a população afetada por níveis graves de fome que já está a fazer vítimas, segundo a ONU.

AYR (MYMM // PDF) // EA

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS