Bloqueio dos EUA já tem consequências no campo de batalha da Ucrânia

O secretário-geral da NATO advertiu hoje que o bloqueio do Congresso dos Estados Unidos ao próximo pacote de apoio à Ucrânia tem consequências para o progresso do país em conflito com a Rússia.

Bloqueio dos EUA já tem consequências no campo de batalha da Ucrânia

“Já conseguimos ver as consequências da incapacidade de os Estados Unidos decidirem”, disse Jens Stoltenberg, à entrada para uma reunião ministerial no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas. O antigo primeiro-ministro norueguês defendeu que os Estados Unidos têm de acompanhar a União Europeia, que no dia 1 de fevereiro chegou a acordo sobre um pacote de apoio para a Ucrânia no valor de 50 mil milhões de euros.

Apoiar a Ucrânia “não é caridade”

“Não é caridade. Apoiar a Ucrânia é um investimento na nossa própria segurança”, completou Stoltenberg, acrescentando que o investimento feito ao nível da UE “não substitui a NATO, reforça-a”. O secretário-geral da Aliança Atlântica insistiu que durante a reunião com os ministros da Defesa vai insistir na necessidade de todos os países da NATO concretizarem a promessa de investir pelo menos 2% do produto interno bruto (PIB) nas capacidades militares.

Na quarta-feira, Jens Stoltenberg anunciou que este ano 18 dos 31 países da Aliança Atlântica deverão concretizar o objetivo de investimento (um número mais alto do que os 11 Estados-membros em 2023 que tinham investido pelo menos 2% do PIB em Defesa).

Impala Instagram


RELACIONADOS