Bloco asiático e Austrália contra ações “que ameaçam a paz” no mar do Sul da China

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a Austrália advertiram hoje contra atos que “ameaçam a paz” no mar do Sul da China, onde ações de Pequim preocupam os países da região.

Bloco asiático e Austrália contra ações

A tensão neste corredor marítimo aumentou no início da semana, quando embarcações chinesas que navegam nestas águas disputadas foram acusadas de assediar embarcações filipinas.

“Encorajamos todos os países a evitar qualquer ação unilateral que possa ameaçar a paz, a segurança e a estabilidade na região”, lê-se numa declaração conjunta da Austrália e dos 10 países da ASEAN, reunidos desde segunda-feira em Melbourne.

“Reconhecemos os benefícios do mar do Sul da China como um mar de paz, estabilidade e prosperidade”, acrescentou a declaração.

Manila e Pequim têm uma longa história de disputas marítimas nesta área, por onde passam anualmente milhares de milhões de dólares em mercadorias.

Pequim reivindica quase toda a extensão do mar, incluindo águas e ilhas perto das costas de vários países vizinhos, não reconhecendo a decisão de um tribunal internacional em 2016 que considerou as reclamações chinesas sem base legal.

As Filipinas, o Brunei, a Malásia, Taiwan e o Vietname também reivindicam vários recifes e ilhotas no mar, algumas das quais podem conter ricas reservas de petróleo.

CAD // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS