Alto-representante da UE apela a investimento “sério e coordenado” na defesa europeia

O alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança pediu um esforço concertado de todos os Estados-membros para que haja um investimento sério e coordenado na defesa europeia.

Alto-representante da UE apela a investimento

Durante uma conferência sobre mobilidade militar europeia, em Bruxelas, Josep Borrell defendeu que esse esforço começa identificando as rotas prioritárias para transportar militares e equipamentos.

“Hoje a nossa segurança e estabilidade na UE estão em jogo e isso não é uma brincadeira”, disse o alto-representante.

O chefe da diplomacia europeia acrescentou que cada vez é maior a consciência de que é necessária na UE política de segurança holística envolvendo todos os países do bloco comunitário.

Há cada vez mais “desafios, turbulências e perigos” e os 27 têm “de estar preparados”.

Josep Borrell insistiu que a UE tem de reforçar a mobilidade militar para permitir a transferência de contingentes de uma ponta da Europa na eventualidade de um conflito.

Para isso, completou, têm de ser acautelados caminhos-de-ferro e estradas para possibilitar o transporte de maquinaria, por exemplo.

“A mobilidade militar é sobre assegurar que há capacidades nossas, estruturas e procedimentos próprios para mobilizar rapidamente tropas e equipamento militar através das nossas fronteiras”, sustentou.

Josep Borrell advertiu que na eventualidade de um conflito também é necessário garantir que as fronteiras não passam a ser obstáculos, já que apesar de serem invisíveis para os cidadãos europeus, podem tornar-se intransponíveis com a perspetiva de um conflito, impossibilitando uma ação europeia concertada.

AFE // PDF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS