Polícia usa choque elétrico para imobilizar pai com filho ao colo

Vídeo da intervenção em que polícia usa choque elétrico está a provocar uma onda de protestos nas redes sociais. Se é sensível ou menor de 18 anos, não assista ao vídeo!

Polícia usa choque elétrico para imobilizar pai com filho ao colo

Uma intervenção de agentes da Polícia Militar (PM) de Pomerode, em Santa Catarina, no Brasil, está a revoltar as redes sociais. Um vídeo colocado na Internet mostra um PM a usar um taser – uma espécie pistola de choque elétrico – contra um pai, Diego Colegnac, que tinha o filho ao colo, uma criança que aparenta ter dois anos.

O vídeo em que o polícia usa choque elétrico fala por si, mas a PM de Pomerode informou que os militares foram pacientes e que Diego Colegnac “usou o filho como escudo”.

Homem teria arrombado a casa da ex-mulher para levar o filho

O homem teria arrombado a casa da ex-mulher para levar o filho. Quando regressava para devolver a criança, segundo a versão apresentada pelas autoridades, ter-se-á irritado com a presença militar.

O vídeo mostra o militar a insistir para que Diego Colegnac fizesse o teste do balão. Perante a recusa constante e segurando sempre o filho ao colo como “escudo humano” (segundo o que acredita a autoridade), acaba por sofrer várias descargas elétricas.

Polícia usa choque, mas explica que houve “o cuidado de a criança não ser atingida”

Em comunicado entretanto divulgado, a Polícia Militar de Pomerode explica a intervenção registada em vídeo e espalhada pela Internet através das redes sociais.

“Observa-se que os policiais foram pacientes, claros e legítimos em suas determinações, inclusive quanto à ordem para soltar a criança. Houve desobediência e resistência por parte do autor (em vários momentos da ocorrência), que infelizmente se utilizava de uma criança (seu próprio filho) como escudo para não acatar as determinações dos policiais e para se livrar das responsabilidades dos atos que até então cometeu.”

LEIA MAIS: Joana Amaral Dias denuncia agressão policial a «portador de deficiência»

 

Segundo o tenente-coronel João Batista Reus, da PM, os militares deram ordem de prisão ao rapaz por dois motivos. “Primeiro, ele havia arrombado a casa da mãe da criança para tirá-la de lá.

Segundo, ele estava sequestrando a criança e a polícia não tinha como deixar isso acontecer.” Reus explicou ainda que a pistola de choque foi manuseada tendo sempre “o cuidado de a criança não ser atingida”.

Mais uma vez se alerta para a violência das imagens, que não devem ser vistas por pessoas sensíveis nem por menores.

 

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS