Papa Francisco alerta: ”Cuidado, a Bíblia é um livro altamente PERIGOSO”

Por ocasião da publicação da nova Bíblia para os jovens, o Papa Francisco escreveu um relato muito pessoal da sua própria relação com a Sagrada Escritura.

Ao escrever o prólogo da nova edição alemã da Bíblia, direcionada aos jovens, o Papa Francisco fala com carinho da sua velha e desgastada Bíblia, que o tem acompanhado durante metade da vida dele.

Francisco aconselha os jovens sobre a melhor abordagem para a leitura da Bíblia, no sentido de os aproximar à Luz.  Lembra que “a Bíblia Sagrada é um livro altamente perigoso” em certas partes do mundo e que até pode levar à prisão e à tortura, aproveitando para citar Mahatma Gandhi – “Vocês, cristãos, têm nas vossas mãos um livro com dinamites suficientes para detonar toda a civilização”.

Leia aqui as principais passagens do que escreveu o Papa Francisco

“Se pudesses ver a minha Bíblia, ficarias particularmente impressionado. ‘Esta é a Bíblia do Papa? Um livro tão velho e desgastado!’

“Poderias até querer presentear-me com uma nova, no valor de mil euros, mas eu não iria aceitar. Amo a minha velha Bíblia, que me tem acompanhado metade da minha vida. Tem estado comigo nos meus tempos de alegria e nos de lágrimas. É o meu tesouro mais precioso. Vivo para ela e não a trocaria por nada deste Mundo.

“Gosto realmente desta nova versão da Bíblia da juventude. É tão colorida, tão rica em testemunhos, testemunhos dos santos, testemunhos de jovens. Ela é tão convidativa que quando começamos a ler não somos capazes de parar.

“Há cristãos mais perseguidos no Mundo, hoje, do que nos primórdios da Igreja. E por que são tão perseguidos? Por usarem uma cruz e testemunharem os ensinamentos de Jesus. Eles são condenados porque possuem uma Bíblia. A Bíblia é, portanto, um livro altamente perigoso, tão perigoso que és tratado, em alguns países, como se estivesses a esconder granadas de mão.

“Foi um não-cristão, Mahatma Gandhi, que disse uma vez ‘Vocês, cristãos, têm nas vossas mãos um livro com dinamites suficientes para detonar toda a civilização, virar o mundo de cabeça para baixo e trazer paz ao Planeta em tormentos de batalha; porém vocês tratam a Bíblia como uma mera peça de Literatura’.

“Quero dizer-te que leio a minha velha Bíblia e em seguida (…) não sou quem olha para Ele, é Ele quem olha para mim. Sim, Ele está lá. Deixo que Ele coloque os olhos em mim. E sinto-me, sem sentimentalismo, no mais profundo das coisas que o Senhor me diz.”

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS