Está a chegar a nova nota do euro – já sabe qual é?

Depois das novas notas de 5, 10 e 20 euros, chega mais uma mudança.

Está a chegar a nova nota do euro – já sabe qual é?

O euro foi introduzido em 2002 e é, atualmente, utilizado por 338 milhões de pessoas, em 19 países europeus. Porém, os avanços na tecnologia obrigaram a uma renovação das diversas notas de euro, de maneira a garantir a sua segurança. Nasceu, assim, a série Europa, que terá uma introdução gradual no mercado. Após a renovação das notas de 5, 10 e 20 euros, chega a vez da nota de 50.

Mas por que razão as notas têm de ser renovadas?

São diversos os fatores que levam a esta mudança. O principal prende-se com a segurança. Os elementos de segurança das notas precisam de ser melhorados periodicamente, com vista a tornar as notas mais seguras, evitando a contrafação. Além disso, todas as notas da série Europa apresentam um aspeto gráfico renovado. No caso dos 50 euros, a nova nota apresenta uma janela com retrato, visível na frente e no verso da mesma, além dos restantes elementos de segurança. Desta forma, garante-se um melhoramento na segurança, sem dificultar a sua verificação por parte do cidadão comum.

Como verificar se a nova nota de 50 euros é verdadeira?

Primeiro deverá tocar na nota, pois nas margens esquerda e direita da mesma, sente-se a impressão em relevo. De seguida, tem de a observar contra a luz, visto que a marca de água apresenta um retrato de Europa e os algarismos representativos do valor da nota. Finalmente, deverá inclinar a nota, com o objetivo de ver o número esmeralda, que apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente.

As notas de 100, 200 e 500€ também irão sofrer essa alteração?

A série Europa prevê uma renovação das notas de 100 e 200 euros até ao final de 2018. A nota de 500 euros manter-se-á inalterável.

Texto: Pedro Bichardo

Impala Instagram


RELACIONADOS