Mulher consegue baixa médica por causa do cão doente

Um professora italiana ganhou processo em tribunal porque tirou dois dias de baixa médica para cuidar do seu cão que estava doente.

Mulher consegue baixa médica por causa do cão doente

Um professora italiana tirou dois dias de trabalho para cuidar do seu cão que, doente, necessitava de uma intervenção cirúrgica. A faculdade não lhe concedeu a licença remunerada e a mulher avançou para tribunal com a ajuda da Liga Anti-viviseccção Italiana, que disponibilizou os seus advogados para a resolução do caso.

Quem avança a  notícia é a Agence France-Presse e conta que o grupo de defensores dos animais alegou quer a universidade deveria considerar os dois dias como baixa relacionada com problemas familiares sérios, e que estes deveriam ser subsidiados pela instituição.

O argumento utilizado foi  a lei italiana que defende que qualquer pessoa que abandone um animal em sofrimento grave deve ser condenada a um ano de prisão e a uma multa que pode estender-se até aos 10 mil euros.

O presidente da LAV, Gianlucca Felicetti, descreveu a vitória em tribunal como “um passo importante que reconhece que os animais que não são mantidos com fins lucrativos ou de produção são membros familiares“. Este é o primeiro caso do género em Itália mas o país é um dos maiores defensores dos diretos animais.

Impala Instagram


RELACIONADOS