Mistério por resolver: jovem do Porto desapareceu há uma década

Rita Slof Monteiro desapareceu há 11 anos. A jovem do Porto, na altura com 18 anos, apanhou o autocarro para ir a uma visita de estudo, mas nunca mais apareceu. Pais não perdem a esperança mas criticam autoridades.

O mistério do desaparecimento de Rita Slof Monteiro, em 2006, continua bem vivo na memória de amigos, familiares e da população do Grande Porto. Nas redes sociais, multiplicaram-se, nas últimas semanas, os posts referentes à jovem que, aos 18 anos, desapareceu sem deixar rasto, no caminho entre o Mercado de Matosinhos e a escola.

Pai crítica Polícia Judiciária

Tudo aconteceu a 17 de fevereiro de 2006. A jovem, que sofria de problemas psíquicos, saiu de casa para ir ter com as amigas junto ao mercado de Matosinhos e, daí,  apanharem o autocarro para a escola. O dia ficaria marcado por uma visita de estudo à Fundação de Serralves, promovida pela escola que frequentava.

Uma visita à qual não compareceu. Desde então e após mais de uma década, não existem pistas sólidas sobre o paradeiro da jovem, que teria comemorado o seu 30º aniversário há duas semanas. Os pais mantêm a esperança de encontrar Rita, recusando-se a desistir de a procurar.

O pai, Luís Monteiro, tem tecido duras críticas à Polícia Judiciária, a quem já acusou, no passado, de erros grosseiros na investigação. Luís chegou mesmo a pedir uma indemnização pelos alegados erros cometidos. Contudo, o ano passado, o Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) rejeitou a atribuição de uma indemnização no valor de mais de um milhão de euros.

O pai da jovem afirmou ao tribunal que as autoridades desvalorizaram o desaparecimento da filha por aquela ser já maior de idade e sofrer de esquizofrenia. No entender do TCAN, não existiu nada a apontar à conduta da PJ e do MP.

Amigos e familiares partilharam desabafos e fotografias nas redes sociais, para assinalar o 30º aniversário de Rita e afirmar que nunca irão desistir de a encontrar.

No dia do desaparecimento, a estudante foi filmada a entrar para um autocarro, do qual acabou por sair para se encontrar com algumas amigas, mas nunca chegou ao destino.

Texto: Cynthia Valente

 

Tem informações sobre Rita Slof Monteiro? Use estes contatos:

Polícia Judiciária

Diretoria do Norte
Rua Assis Vaz, 113, 4200-096 Porto
Telefone: 225 582 000
Fax: 225 023 642
Piquete: 225 088 644
E-Mail: [email protected]

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS