A Internet faz hoje 49 anos. Sabia que…

No Dia Mundial da Internet recorde como tudo começou e descubra algumas curiosidades sobre algo que hoje consideramos imprescindível nas nossas vidas

A Internet faz hoje 49 anos. Sabia que...

A Internet é o sistema global de redes de computadores interligados que utilizam o conjunto de protocolos de Internet para ligar dispositivos em todo o mundo. A primeira ligação de Internet foi estabelecida em 1969 entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. A primeira troca foi um simples email. No entanto, esta rede digital só se generalizou e se tornou como a conhecemos hoje há pouco mais de 19 anos.

Inicialmente, a Internet foi criada para ser um aparelho destinado a fins militares, durante a Guerra Fria (1945-1991). A invenção tinha como objectivo criar um canal de comunicação específico para serviços militares norte-americanos.

Temendo ataques por parte da Rússia, os Estados Unidos reuniu vários cientistas para criarem uma forma de partilha de informação segura. A forma mais rudimentar da Internet foi um protótipo chamado «Arpanet» – Advanced Research Projects Agency Network. Mas foi na década de 90 que tudo mudou, graças ao cientista, físico e professor britânico Tim Berners-Lee, que desenvolveu um browser, a que chamou a «World Wide Web» (www).

A partir desse momento começou a democratização da Internet. Com o surgimento de novos browsers como o Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera e Lynx, a Internet começou a fazer parte da vida dos cidadãos de uma forma cada vez mais prática, acessível, intuitiva e presente.

Com cada vez mais sites e chats, as redes sociais foram a última plataforma que revolucionou Internet. Com a chegada das redes sociais, a Internet é hoje (para muitos) algo imprescindível na vida.

O aparecimento da Internet é um marco histórico que deu inicio a uma evolução tecnológica, que transformou por completo como nos relacionamos com outros, com o mundo e connosco próprios.

 

Sabia que…

  • -A Universidade de Lisboa foi a primeira entidade em Portugal a ter uma ligação à Internet.

-Actualmente, cerca de 3.2 mil milhões de pessoas utilizam a Internet.

-A China tem clínicas de reabilitação para pessoas viciadas na Internet.

-Aproximadamente, 30 mil websites são haqueados por dia.

-A cada minuto são enviados cerca de 204 milhões de emails no mundo e 70% desses emails são spam.

-O videclip da música «Gangnam Style» continua a ser o vídeo mais visto de sempre, com mais de 2,840,000,000 de visualizações.

  • -O primeiro tweet foi enviado a 21 de março de 2006.

-O primeiro website da Internet ainda existe. Aceda so website AQUI.

-O inventor da Internet moderna foi condecorado cavaleiro pela Rainha Isabel

-Prevê-se que em 2020 haja cerca de 40 mil milhões de gadgets ligados à Internet.

-De acordo com os últimos dados, o «online dating» gera cerca de mil milhões de euros todos os anos.

-A Coreia do Norte e o Japão têm a Internet mais rápida do mundo.

-Cerca de metade da população mundial utiliza a Internet e metade desses utilizadores está no Facebook.

-A cada minutos, o Youtube faz o upload de cerca de 72 horas de vídeo na sua plataforma digital.

  • -No dia 19 de Janeiro de 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que no dia 17 de Maio seria comemorado o dia mundial da Internet.

Impala Instagram


RELACIONADOS