Incêndios: Sobrevivente de autocarro que ardeu faz testemunho arrepiante

“Alertaram para o facto do nosso autocarro estar em chamas”, escreve uma sobrevivente de autocarro consumido pelas chamas, que transportava 50 pessoas

Incêndios: Sobrevivente de autocarro que ardeu faz testemunho arrepiante

Mafalda Lírio, estudante de Direito, na Universidade de Coimbra, era uma das 48 passageiras do autocarro consumido pelas chamas, em Santa Comba Dão. A jovem relatou o episódio traumático, através das redes sociais.

“Esta noite passei pelo momento mais horrível e assustador da minha vida. Por volta das 18h30, no percurso de autocarro Viseu-Coimbra, fomos confrontados por uma parede de fogo. Incapazes de voltar atrás, o nosso condutor, o senhor Eduardo Donas Boto, da Transdev, fez uma escolha incrivelmente corajosa e pela qual todos os passageiros daquele autocarro estão agora eternamente agradecidos.”, escreveu

O veículo pesado de passageiros partiu de Viseu às 18h00, mas cerca de meia hora depois o inferno começou. “Não podendo voltar para trás, tínhamos apenas duas opções, ficar ali parados à espera que o fogo nos consumisse ou entrar pela parede de fogo a dentro, e foi isto mesmo que o nosso condutor fez. Apesar do pânico que rapidamente se fez sentir, das chamas que até por cima de nós passavam, do calor infernal, da falta de oxigénio, continuou a conduzir”, relatou Mafalda. 

Sem que os passageiros se apercebessem, o autocarro começou a ser consumido pelas chamas. Foi um grupo de bombeiros que alertou o condutor e ajudou na evacuação, das cerca de 50 pessoas.

“Com o auxílio da GNR dirigimos-nos para uma ponte onde outras centenas de pessoas se encontravam. Infelizmente, eram demasiados os rostos familiares que se encontravam naquela ponte e naquele autocarro, o que tornou tudo muito mais pessoal e marcante. Aí ficámos em “segurança” durante algumas horas, racionando uma meia dúzia de garrafas de água que teriam de ser partilhadas por cerca dos 50 passageiros do nosso autocarro.”

A jovem estudante aproveitou o comunicado para agradecer e mostrar uma imagem dentro da viatura. “Gostava de agradecer ao nosso espetacular condutor, mais uma vez o senhor Eduardo, ao bombeiro Claúdio de Santa Comba Dão e aos seus companheiros que não tive o prazer de saber o nome, aos maravilhosos passageiros que me acompanharam e às restantes autoridades que, felizmente, nos retiraram daquele pesadelo sãos e salvos”, rematou.

Impala Instagram


RELACIONADOS