Grávida vítima de cancro severo obrigada a escolher entre morrer ou salvar o futuro filho

O diagnóstico foi arrasador: cancro severo. As opções seriam aborto e quimioterapia ou prosseguir a gravidez e arriscar-se a morrer, salvando o futuro filho.

Tasha Trafford, de 33 anos, estava a meio de uma gravidez quando descobriu que tinha um Sarcoma de Ewing. Este cancro severo ataca os ossos, principalmente as zonas pélvica, costelas e fémures. O diagnóstico foi arrasador para a jovem mãe. As opções apresentadas pela equipa médica passavam por um aborto, já que a quimioterapia seria fatal e dolorosa para o bebé.

LEIA DEPOIS
Acidente em piscina de ondas deixa mãe de 51 anos quase paralisada [vídeo]

A escolha era tratar o cancro severo ou salvar a vida da futura filha

Enfermeira de profissão, Tasha estava consciente de que a recusa em fazer um tratamento a levaria à morte. Rejeitou abortar e decidiu avançar com a gravidez, deixando a doença alastrar-se. «Qualquer coisa que ponha em risco a vida do meu bebé é impensável para mim», justificou durante a gestação. Cooper nasceu saudável. Durante onze meses, Tasha Trafford tudo fez para aproveitar cada minuto com o filho. E acalentou o desejo de o ver cumprir o seu primeiro ano de vida. Contudo, a jovem enfermeira perdeu a vida em novembro, sem conseguir a tão desejada fotografia do primeiro ano do seu bebé milagre.

«Ela conseguiu tê-lo nos braços durante 11 meses e soube sempre que cada dia que passava era uma vitória»

«Ela conseguiu tê-lo nos braços durante 11 meses e soube sempre que cada dia que passava era uma vitória. Evitávamos falar sobre a doença que piorava a cada dia e conversávamos só sobre os bons momentos que a minha filha passava com o meu neto», contou o pai de Tasha, Dai Gallivam. No dia da morte de Tasha, o pai dela tinha marcado viagem para escalar o monte Klimanjaro, para angariar fundos para uma a associação Tenovus Cancer Care.

Angariação de fundos

O irmão de Tasha ocupou o seu lugar como forma de homenageá-la e de conseguir verbas para ajudar outras famílias. Ainda este ano, Dai Gallivam vai finalmente fazer a viagem ao Klimanjaro com o mesmo objetivo: angariar fundos para a luta contra o cancro e conseguir salvar vidas.

LEIA MAIS
Jovem fica gravemente ferido para salvar três sobrinhos de um incêndio [fotos]
Homem esfaqueado num olho por discussão em estacionamento [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS