Filho de Bárbara Guimarães recusa passar fim de semana com a mãe

O fim de semana estava marcado com uma amiga da mãe e o filho desta, colega de escola de Dinis. À última hora, o filho mais velho de Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho, preferiu passar tempo com o pai

Esta segunda-feira, 4 de setembro, o Tribunal da Comarca de Lisboa chamou a depor Alda Pereira, amiga de Bárbara Guimarães desde o final de 2013. As duas mulheres conheceram-se e estreitaram amizade uma vez que os filhos são amigos e colegas de colégio há vários anos. Atualmente, a directora de recursos humanos considera ter uma amizade próxima e sólida com Bárbara Guimarães, tal como têm os filhos. Os adolescentes, com sensivelmente a mesma idade, até estiveram juntos no festival MEO Sudoeste, onde Bárbara Guimarães também esteve.

Em mais uma sessão do processo do crime de violência doméstica contra Manuel Maria Carrilho, interposto pela estrela da televisão nacional, foram feitas novas revelações sobre a relação de Dinis, de 13 anos, com a mãe.

Segundo a testemunha, que alega por norma passar fins de semanas e férias com a apresentadora e os filhos, Dinis recusou-se a estar com a mãe no passado fim de semana, dias 2 e 3 de setembro. Alda Pereira terá convidado Bárbara Guimarães e Dinis para desfrutarem de uns dias na casa de férias que detém em Montemor, no Alentejo. De acordo com as declarações da mesma, o fim de semana programado terá sido cancelado à última hora, sexta-feira à noite, depois de Dinis se recusar a estar com a mãe:

“O Dinis não quis passar este fim de semana com a mãe”, constatou a amiga da estrela.

Apesar de não ter referido as causas da recusa de Dinis em ir para o Alentejo, Alda Pereira quis deixar claro que acredita que o jovem “gosta de passar fins de semanas com a mãe”. Dada a situação, também Bárbara Guimarães não viajou para Montemor, e Dinis acabou por voltar para casa do pai, Manuel Maria Carrilho, ainda na sexta-feira.  Ao que apurámos, o fim de semana passado seria alegadamente o primeiro que Dinis passaria com a mãe após o período de 15 dias de férias com o pai.

Dinis vive com o pai desde março de 2016. O filho mais velho do ex-casal vivia com a mãe e a irmã Carlota, mas após ter fugido de casa, refugiando-se na habitação de Carrilhoi, o tribunal concedeu a custódia provisória do jovem ao antigo ministro da Cultura.

“Antes da separação, o Dinis tinha um sentido de humor incrível, era muito dócil e chegado à mãe”

Alda Pereira foi chamada a tribunal pela acusação e durante o seu depoimento, relembrou os momentos difíceis pelos quais viu Bárbara Guimarães passar a partir do momento em que o ex-casal se separou:

“Foi um período muito difícil para a Bárbara… Ela tremia imenso das mãos, convidava as amigas para dormirem com ela… Estava muito deprimida”, afirmou a testemunha.

Independentemente de nunca ter convivido com o casal ou ter privado com o político Manuel Maria Carrilho, a amiga de Bárbara descreveu o arguido como um “homem calculista”  que passa a vida a “tirar notas”.

“Fiquei chocada com a forma fria como falou e expôs a ex-mulher e a família. O objectivo (de Manuel Maria Carrilho ter prestado as declarações sobre Bárbara Guimarães em entrevistas aos meios de comunicação social) é claro: destruir a Bárbara. Ele parece estar 24 horas por dia a pensar como pode estragar a vida aos outros”, confessou a testemunha, referindo-se à longa entrevista da dada por Carrilho à CMTV, em 2013,  aquando da separação.

Mas e se hoje em dia a relação de Bárbara com os filhos é escrutinada e descrita como problemática, a testemunha revela que nem sempre foi assim.

“Antes da separação, o Dinis tinha um sentido de humor incrível… Era muito dócil, chegado à mãe.  A Bárbara tem demasiada paciência para os filhos, nomeadamente para o Dinis. Tem sempre muita calma, mesmo quando o Dinis é mal educado à frente de terceiros. É extremamente indelicado. Chama a mãe de estúpida, ignorante e mentirosa, muita na linha de linguagem do pai. O Dinis tem uma postura arrogante e agressiva com a mãe”, afirmou.

Alda Pereira, presente na vida de Bárbara desde 2013 (altura da separação), disse em tribunal que considera que a atitude agressiva de Dinis, de 13 anos, para com a mãe advém da escolha da apresentadora em não falar abertamente com os filhos sobre o polémico divórcio.
“O Dinis acha que a mãe devia contar-lhe o que se passa nos tribunais e por não o fazer, é mentirosa”, explicou.

Manuel Maria Carrilho repreendido em tribunal

Ao contrário de Bárbara, que só comparece quando estritamente necessário, Manuel Maria Carrilho faz questão de estar presente em todas as sessões. Mais uma vez, Pedro Reis, advogado de Bárbara Guimarães, viu-se obrigado a repreender o ex ministro da Cultura.

Desta feita, a testemunha referia ter visto Manuel Maria Carrilho numa missa de celebração no início escolar do colégio de Dinis. Tendo sido levantada pelo tribunal a veracidade do facto (visto que Carrilho já afirmou várias vezes ser ateu), Manuel Maria Carrilho não conteve o riso, que acabou por ser mal interpretado pelo advogado da acusação que acusou o ex ministro de má conduta em tribunal

“Nunca vi!”, comentou indignado Dr. Pedro Reis.

Fotos |  Marco Fonseca

 

Veja também:



 

Impala Instagram


RELACIONADOS