Estudo: Ateus praticam mais o bem e são mais generosos do que a maioria dos religiosos»

A maior parte dos ensinamentos religiosos fala sobre compaixão, generosidade e sentimentos, mas, na prática, será isso o que os religiosos realmente praticam? Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, diz que não.

De acordo com o estudo, conduzido por diversos especialistas, as pessoas ateias têm mais tendência a serem generosas e apresentarem esse tipo de característica do que os religiosos. Foram inquiridas mais de mil crianças de diversas religiões e nacionalidades, com idades de 5 a 12 anos.

Como foi feito o estudo

O estudo foi feito de forma teoricamente bastante simples. Foram entregues 30 cartas coloridas às crianças, que escolheram as dez favoritas. As cartas foram utilizadas posteriormente num jogo que indicou as tendências explícitas pelo estudo.

As cartas não possuíam nenhuma distinção entre elas a não ser a cor. Depois de avisadas de que apenas algumas delas participariam no jogo, por faltarem cartas para todas, os cientistas mediram o grau de generosidade através do número de cartas cedidas para que as crianças sem cartas também pudessem jogar.

Por estarem num meio religioso acham que são vistas como altruístas

E, de acordo com os especialistas, notou-se que as crianças criadas em lares ateus eram as mais generosas. Psiquiatra e líder do estudo, Jean Decety crê que isso explica o grau moral dessas crianças. Segundo Decety, as crianças podem acreditar que por estarem num meio religioso já são vistas como altruístas. Por isso, agarram-se à religião para justificar as ações egoístas.

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS