Eleições gerais na África do Sul oficialmente marcadas para 29 de maio

As eleições gerais na África do Sul foram marcadas oficialmente para 29 de maio, após um decreto hoje publicado em Diário da República, assinado pelo Presidente, Cyril Ramaphosa.

Eleições gerais na África do Sul oficialmente marcadas para 29 de maio

Os sul-africanos têm até à meia-noite de hoje, 23 de fevereiro, para se registarem nos cadernos eleitorais, segundo a Comissão Eleitoral Independente (IEC, na sigla em inglês). Até à data encontram-se registadas 27,6 milhões de pessoas.

O calendário eleitoral, incluindo a lista final de candidatos independentes, será anunciado na próxima semana, segundo as autoridades eleitorais sul-africanas.

As eleições gerais na África do Sul, que assinalam 30 anos de democracia, vão ser contestadas por 360 partidos políticos a nível nacional, existindo 23.303 estações de voto, segundo a Comissão Eleitoral.

A data de 29 de maio para o país escolher um novo parlamento, que depois elegerá um novo chefe de Estado, foi anunciada terça-feira pelo Presidente, que é também líder do partido Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês).

De acordo com as sondagens, o ANC, no poder desde as primeiras eleições democráticas do país em 1994, poderá perder pela primeira vez a maioria absoluta no parlamento e forçado a formar um Governo de coligação.

CYH // JMC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS