Preço do cacau supera 10.000 dólares por tonelada, um novo recorde

O preço do cacau atingiu hoje novos recordes históricos, ultrapassando em Nova Iorque os 10.000 dólares por tonelada, antes de descer ligeiramente.

Preço do cacau supera 10.000 dólares por tonelada, um novo recorde

Às 17:10 (hora de Lisboa), o preço do cacau para entrega em maio em Nova Iorque seguia a 9.666 dólares, após ter ultrapassado a barreira dos 10.000 dólares por tonelada no início da sessão europeia, o que terá impacto no preço do chocolate.

“Uma tonelada de cacau custa agora mais do que uma tonelada de cobre”, sublinhou Kathleen Brooks, analista da XBT, citada pela AFP.

A procura, que continua forte, aliada a uma redução significativa da oferta proveniente de África Ocidental, principal região produtora, tem levado os preços a máximos históricos desde 2023, com sucessivos recordes.

A Costa do Marfim e o Gana são de longe os principais produtores de cacau, com quase 60% da produção total na colheita 2022/2023, segundo estimativas da Organização Internacional do Cacau (ICCO).

“No ano passado, estes países tiveram condições meteorológicas difíceis, nomeadamente o calor intenso, o que teve um impacto negativo na produção”, explicou Ole Hansen, analista do Saxobank.

EO // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS