Lucro da Ryanair cai para15ME no terceiro trimestre

A Ryanair obteve um lucro líquido de 15 milhões de euros no terceiro trimestre fiscal, face aos lucros de 211 milhões registados naquele mesmo período em 2022, divulgou hoje esta companhia aérea de baixo custo.

Lucro da Ryanair cai para15ME no terceiro trimestre

A empresa irlandesa explicou que o aumento do custo dos combustíveis, entre outros fatores, contribuiu para a queda dos lucros, embora as suas receitas tenham aumentado 17% entre os dois períodos, para 2,7 mil milhões de euros.

O período em análise refere-se aos meses de outubro a dezembro de 2023.

A Ryanair indicou que o seu tráfego de passageiros e reservas de bilhetes também registou uma recuperação no terceiro trimestre face ao ano anterior, mas foi forçada a baixar as tarifas depois de a Comissão Europeia (CE) ter ordenado às agências de viagens online (OTA) que retirassem os seus voos ofertas da companhia aérea.

Neste contexto, a Ryanair transportou 41,4 milhões de passageiros entre outubro e dezembro passados, mais 7%, enquanto a taxa de ocupação, que mede a percentagem de lugares ocupados em cada voo, caiu um ponto, para 92%.

O líder da empresa, Michael O’Leary, congratulou-se com a decisão adotada no final do ano passado pelo executivo comunitário sobre “pirataria de sites OTA”, que acusou de acrescentar “custos extras ilegais” aos bilhetes.

No seu relatório de resultados, a Ryanair alertou que esta medida, que descreveu como “repentina, mas positiva”, poderá ter algum impacto na “rentabilidade por passageiro” durante o resto do atual ano fiscal, que termina em 31 de março.

Segundo O’Leary, a companhia aérea, líder europeia no setor ‘low-cost’, espera obter lucros entre 1.850 e 1.950 milhões de euros para todo o ano, ligeiramente abaixo das previsões feitas em novembro passado, quando o intervalo estava entre 1.850 e 2.050. milhões de euros.

As suas estimativas mais conservadoras permitiriam ainda à Ryanair obter lucros recorde e superar o máximo de 1.450 milhões de euros alcançado em 2018.

PFT // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS