Bolsa angolana quer lançar mercado de mercadorias para financiar agricultura

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) está a estudar a criação de um mercado de mercadorias para transacionar produtos agrícolas e ajudar a financiar este setor, anunciou um responsável da entidade.

Bolsa angolana quer lançar mercado de mercadorias para financiar agricultura

Segundo Nivaldo Matias, diretor do departamento de desenvolvimento de mercados da Bodiva, que falava hoje num encontro com jornalistas, a Bodiva quer ser um parceiro estratégico no sistema financeiro angolano e estar ao serviço da economia.

Está por isso a avaliar novos mercados que possam ajudar a solucionar alguns problemas, nomeadamente riscos cambiais.

Já em 2024, pretende lançar um mercado cambial que está a ser preparado com outros intervenientes como o Banco Nacional de Angola (BNA) e a banca comercial “para mitigar o risco cambial” e dar mais “tranquilidade aos contribuintes angolanos e investidores estrangeiros”, introduzindo instrumentos que possam proteger os seus interesses.

Na mesma perspetiva, a Bodiva está a estudar a criação de um mercado de mercadorias “para transacionar na nossa praça financeira produtos agrícolas produzidos no nosso país”, salientou.

Nivaldo Martins considerou que este é um mercado essencial para Angola e que pode atingir grandes volumes de negociação.

Os responsáveis da Bodiva estão a recolher experiências de outros países onde já existem bolsas do género, como a Etiópia e criaram já um grupo de trabalho para preparar o projeto.

Raul Dinis, diretor do departamento de Negociação, adiantou à Lusa que entre os produtos que poderão ser incluídos numa fase inicial estão o sal, o trigo e o milho, cujo preço será definido pela oferta e procura do mercado.

Em, 2024, deverão decorrer os estudos, levantamento e preparação do projeto que, idealmente, será lançado em 2025, indicou.

 

RCR // VM

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS