Arrastão espanhol apreendido no Algarve com 400 kg de crustáceos interditos

A Polícia Marítima de Vila Real de Santo António apreendeu um arrastão espanhol com 400 quilogramas de crustáceos cuja captura está atualmente interdita

Arrastão espanhol apreendido no Algarve com 400 kg de crustáceos interditos

A Polícia Marítima de Vila Real de Santo António apreendeu na noite passada um arrastão espanhol com 400 quilogramas de crustáceos cuja captura está atualmente interdita, anunciou hoje a Autoridade Marítima.

A apreensão foi feita durante uma ação de fiscalização na orla costeira sob jurisdição portuguesa, onde o arrastão espanhol se encontrava a capturar ilegalmente esse pescado, revelou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

A mesma fonte referiu que “o navio tinha a bordo cerca de 400 quilogramas de crustáceos, cuja captura se encontra interdita até ao final do mês de janeiro”.

“Por este motivo, o navio foi encaminhado para o porto de Olhão, acompanhado por um navio da Marinha Portuguesa, onde descarregou o pescado capturado ilegalmente”, acrescentou a Autoridade Marítima.

O crustáceo apreendido, “por estar fresco e não ser possível devolver ao seu habitat natural, foi vendido em lota, em Olhão, devendo o produto da venda reverter a favor do Estado Português”, precisou.

O arrastão espanhol está atracado em Olhão até o proprietário fazer a “prestação de caução imposta pelo capitão do porto”, adiantou ainda a mesma fonte, quantificando a “moldura contraordenacional” com “uma graduação que pode ir até aos 125.000 euros, no caso de empresas”.

A apreensão da embarcação e posterior condução da mesma até ao porto de Olhão foi feita por agentes do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e militares de um navio de fiscalização da Marinha Portuguesa, referiu ainda a Autoridade Marítima.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS