Gémeas nascem com duas cabeças e um só corpo [vídeo]

Bebés siameses nasceram com duas cabeças e um só corpo. Resistiram apenas 24 horas, tempo considerado um milagre, pois os médicos davam como certa a morte no parto.

Bebés siameses nasceram com duas cabeças e um só corpo, na Índia. As meninas resistiram apenas 24 horas. Contudo, este tempo foi considerado milagre, pois os médicos davam como certa a morte de ambas no parto.

As gémeas partilhavam o mesmo corpo e alguns órgãos, como o fígado. Mas cada uma tinha um par de pulmões e um coração. Pesavam 3,7 quilos e ainda lutaram pela vida. A separação nunca foi opção, pois qualquer intervenção provocaria a morte das duas bebés.

LEIA MAIS: Menino abandonado por ser feio sofreu transformação incrível

Sanjay Bansode, chefe do departamento de ginecologia e médico da mãe das crianças, preparou o parto, mas alertou os pais. Preparou-os para a morte imediata, mas as meninas contrariaram a ciência.

Nasceram de parto natural e viveram algumas horas. O suficiente para que a família as pudesse conhecer e despedir-se. Médicos e enfermeiros do hospital Swami Ramanand Tirth gravaram os primeiros segundos de vida das pequenas, imagens que aqui reproduzimos.

LEIA MAIS: Refugiados vítimas de tráfico de órgãos no Egito [+18]

«A mãe não sabia que as filhas eram siamesas e só descobriu quando já estava com 32 semanas de gestação», revelou o médico Bansode. «Não era, por isso, possível terminar a gravidez e tivemos de informar que as bebés teriam mesmo de nascer, mesmo sabendo que não iriam  sobreviver.»

Os pais das siamesas não quiseram tornar público o nome das filhas, por medo de que fossem ostracizados na aldeia onde vivem se o caso se tornasse público. Os progenitores vivem com poucos recursos e têm mais três filhas e um filho.

Casos de siameses afetam 1 em cada 1 milhão e são poucos os casos em que sobrevivem

Casos de siameses com duas cabeças e um só corpo são extremamente raros, afetando apenas um a cada um milhão de gémeos. São poucos os que conseguem sobreviver. Contudo, existem duas irmãs siameses já famosas, que conseguiram resistir e ter uma vida normal.
Abby e Brittany Hensel, de 27 anos, são as famosas americanas unidas pelo pescoço e pela cabeça. Têm um só corpo, mas dois corações, dois estômagos e duas colunas vertebrais.

Abby e Brittany Hensel vivem com duas cabeças e um só corpo há 27 anos e são protagonistas de reality show

Abby e Brittany Hensel, de 27 anos, são as famosas americanas unidas pelo pescoço e pela cabeça
As siamesas americanas Abby e Brittany Hensel estão unidas pelo pescoço há já 27 anos

Recentemente, foram novamente notícia, por terem ingressado no mercado de trabalho. As mulheres são professoras primárias e são também protagonistas de um reality show, que mostra o seu dia-a-dia e as dificuldades por que passam para realizar as tarefas mais simples.

As gémeas têm afirmado não quererem ser separadas, nem que surja essa possibilidade clínica, no futuro. Vivem normalmente, graças ao trabalho de equipa entre as duas.

LEIA MAIS: Unhas de gel podem provocar cancro de pele

Abigail e Britanny conseguem coordenar os movimentos, embora cada uma delas o faça sobre partes diferentes do corpo, sem que consigam sentir a outra metade.

Impala Instagram


RELACIONADOS