Impala

Contracetivos hormonais e tinta para o cabelo ligados ao cancro da mama

Estudo indica que as mulheres que usam contracetivos hormonais (à base de hormonas) e que pintam o cabelo têm risco superior de desenvolver cancro da mama.

Estudo científico finlandês conclui que quem pinta o cabelo com tintas que contenham químicos tem 23% mais risco de sofrer cancro da mama e que quem toma contracetivos hormonais também está mais exposto a desenvolver a doença.

Contracetivos hormonais têm risco 52% mais alto de ter cancro da mama

O estudo confirmou que as mulheres em após a menopausa que usaram contracetivos hormonais têm risco 52% mais alto de ter cancro da mama e as que atualmente usam contracetivo hormonal de geração mais antiga veem o risco aumentado em 32%.

Segundo noticia do Daily Mail, este estudo junta-se ao conjunto de suspeitas fortes de que os métodos contracetivos à base de progesterona serão um fator de risco acrescido para o cancro da mama.

Tintas permanentes de cabelo reagem com outros poluentes no ar e formam tumores

Pintar o cabelo, utilizando produtos de coloração de venda livre, é outro dos alertas dos cientistas. Os kits de coloração do cabelo usados em casa e em salões de cabeleireiro (dos mais baratos aos mais caros) são um potencial risco para a saúde. Os produtos químicos nas tintas permanentes de cabelo reagem com outros poluentes no ar e formam tumores.

Conheça os produtos de risco

Do conjunto de químicos perigosos utilizados no fabrico das tintas de cabelo fazem parte para-fenilenodiamina, ácido henotónico, mercúrio amoniacal, peróxido e corantes de anilina.

Universidade de Helsínquia analisou dados de cerca de 8 mil pacientes com cancro da mama

Este estudo efetuado por um grupo de investigadores cientistas da Universidade de Helsínquia que analisou dados de cerca de 8 mil pacientes com cancro da mama. Nas pacientes que usavam contracetivos hormonais e pintavam o cabelo verificou-se uma ligação ao risco de cancro da mama.

Tingir as sobrancelhas pode cegar

Esta descoberta reforça os perigos de outra prática estética, que Impala.pt noticiou há aproximadamente duas semanas, os de que pintar as sobrancelhas pode cegar. “Acordei quase cega. Chorei e chorei. Era como ter areia nos olhos, sem ser capaz de a remover, e como se tivesse lâminas de barbear nas minhas sobrancelhas”, explica a estudante de estética Tylah Durie, de 16 anos, que não sabia que era severamente alérgica a compostos químicos de tingimento, principalmente a parafenilenodiamina, e não tinha testado o produto antes na pele.

Cuidado! Unhas de gel provocam cancro de pele

Outro dos hábitos aparentemente inócuos, mas que também provocam cancro é a colocação de unhas de gel. Segundo o dr. Miguel Correia, coordenador do Centro de Dermatologia do Hospital Cuf Descobertas, “as unhas de gel exigem exposição a uma fonte de radiação ultravioleta no seu processamento”. “Esta radiação é fonte conhecida de envelhecimento e de cancro de pele. É facto estatístico conhecido que o número de carcinomas espinocelulares dos dedos está a aumentar. Embora as causas possíveis sejam diversas, esta é uma das que não podemos ignorar.”

Mais

RELACIONADOS