Clássico a ferver: Falta 1 dia para o Benfica – FC Porto. Escutámos quem sabe tudo sobre o embate

A pouco mais de 24 horas para o início do clássico, ouvimos craques de outros tempos.

Clássico a ferver: Falta 1 dia para o Benfica – FC Porto. Escutámos quem sabe tudo sobre o embate

Faltam pouco mais de 24 horas para o início do escaldante clássico entre Benfica-FC Porto.

O jogo, que poderá ser decisivo para a atribuição do título de campeão nacional, contará com quase 65 mil espectadores no estádio da Luz.

Quem vivenciou o ambiente do clássico por diversas vezes foram José Augusto, Jaime Magalhães e César Peixoto. Os antigos craques de Benfica e FC Porto projetaram ao Impala News o embate do próximo sábado.

Jaime Magalhães: “Nenhuma das equipas está a jogar bem”

Jaime Magalhães é sinónimo de FC Porto. O antigo internacional português jogou durante mais de quinze anos nos dragões, participando em inúmeros clássicos. “É um jogo em que todos querem jogar. Ninguém precisa de motivação para estes duelos”, referiu.

Quanto a favoritos, Jaime não aponta esse estatuto a nenhuma das equipas, embora revele que “o Benfica, por estar na frente chega com maior moral ao jogo. O FC Porto perdeu embalo com o empate com o Vitória de Setúbal”.

O ex-jogador do FC Porto revelou que espera um “excelente espetáculo dentro e fora de campo”, sublinhando que “as pessoas devem pensar que embora importante, é apenas um jogo de futebol”.

Desafiado a apontar um clássico que guarde com especial carinho na memória, Jaime Magalhães escolheu o da época de 87/88, onde perante “130 mil adeptos na Luz”, fez um golo – e que golo! – a Silvino, guarda-redes do Benfica

Veja o golo de Jaime Magalhães

 

José Augusto: “O estádio da Luz é uma força tremenda”

José Augusto é uma das figuras maiores da história do Benfica. O antigo jogador, que chegou a ser considerado o melhor extremo-direito da Europa, participou em inúmeros clássicos com o FC Porto. Para sábado, o ex-internacional português destacou o peso do factor casa: “pode ser decisivo neste tipo de jogos. O estádio da Luz é uma força tremenda”, referiu.

No que ao adversário diz respeito, José Augusto revela que vê no FC Porto “uma equipa que melhorou bastante durante a época, e tal como todos os adversários, têm uma motivação extra sempre que enfrentam o Benfica”, destacou.

No que a embates com os azuis diz respeito, José Augusto refere “a final da taça de Portugal de 62/63, com uma vitória do Benfica por seis bolas a duas”, como o clássico que guarda com maior “carinho”, até porque fez “dois golos”.

José Augusto marca na final da Taça de Portugal ao FC Porto

 

César Peixoto: “No Porto sente-se mais a rivalidade com o Benfica”

César Peixoto teve o privilégio de vestir as camisolas dos dois rivais. Primeiro no FC Porto, depois no Benfica, César revela que “um clássico tem sempre uma força tremenda nos jogadores, independentemente da camisola que se vista”. Ainda assim, a rivalidade sentida parece ser diferente: “No Porto, a rivalidade com o Benfica é maior. Sente-se mais, até na cidade. As pessoas sentem que o Benfica é visto como o maior de Portugal, e isso faz a rivalidade crescer”.

O ex-jogador prevê “um jogo muito intenso, mas não muito bem jogado. Os espaços vão ser poucos. Ninguém vai querer perder”, assegura César Peixoto.

O clássico da Luz tem início marcado para as 20h30 do próximo sábado e será transmitido em direto pela BTV.

Texto: Pedro Alcaide

Impala Instagram


RELACIONADOS