Bactéria na saliva dos cães mata mulher e leva homem a ser amputado

A bactéria em questão e altamente fatal chama-se Capnocytophaga e está presente em mais de 70% dos cães e 55% dos gatos. Tem origem nas suas salivas.

Bactéria na saliva dos cães mata mulher e leva homem a ser amputado

Greg Manteufel, de 48 anos, foi hospitalizado no mês passado e teve amputar as duas pernas a parte de um braço. Segundo os médicos, o homem contraiu uma bactéria no sangue proveniente de uma lambidela do seu cão. Tudo começou por ter sintomas de gripe. A bactéria em questão e altamente fatal chama-se Capnocytophaga e está presente em mais de 70% dos cães e 55% dos gatos, diz o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças. Pode matar um ser humano em 72 horas, mas não costuma ser prejudicial à saúde. Os principais afetados são as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.

LEIA MAIS: «Fiz sexo com uma colega no trabalho. Descobri que era a minha mãe»

Este homem ficou infeccionado e em apenas uma semana teve as suas pernas amputadas, disse a esposa de Greg ao jornal Fox 6 Now. «Este tipo de bactérias vem da saliva dos cães. Esta infeção no sangue desencadeou um conjunto de respostas no sangue», explicou a Dra. Silvia Munoz-Prince, especialista em doenças infecciosas.

A bactéria pode matar um ser humano em três dias

Ainda assim, a doença é considerada rara. Afeta apenas 0,67 pessoas por milhão.  «Mais de 99% das pessoas que têm cães nunca vão ter este problema», referiu a médica.

LEIA MAIS: Coloque as chaves do seu carro em papel de alumínio e veja o que acontece

Impala Instagram


RELACIONADOS