Tempestade “Filipo” deixou um morto e 6 mil afetados em Moçambique

Pelo menos uma pessoa morreu e mais de 6 mil foram afetadas, com a passagem da tempestade tropical “Filipo” por Moçambique, indicam dados preliminares das autoridades moçambicanas.

Tempestade

O boletim de atualização de dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres  (INGD) emitido na noite de hoje indica que um total de 6.311 pessoas forma afetadas pela tempestade,  que também deixou sete pessoas feridas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) confirmou que a tempestade tropical severa “Filipo” entrou no continente pelas 05:00 (03:00 em Lisboa) de terça-feira, pelo distrito de Inhassoro, província de Inhambane, seguindo para sudoeste, nomeadamente Maputo, com rajadas de vento até 120 quilómetros por hora.

A tempestade “Filipo” destruiu parcialmente 1.152 casas e, totalmente, outras 117 residências , afetando 4.220 alunos, 23 escolas, 15 unidades de saúde e 44 postes de energia entre distritos das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, no sul, e alguns de  Sofala, no centro de Moçambique, revelam os dados.

A tempestade “Filipo” deixou quase 100 mil pessoas sem energia elétrica, segundo a empresa pública Eletricidade de Moçambique, além de causar a destruição de casas e outras infraestruturas nas regiões afetadas.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre outubro e abril.

EAC // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS