Suspensão da vacina da AstraZeneca foi decisão de saúde pública

A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que a utilização da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, que será retomada segunda-feira, foi suspensa por uma decisão de saúde pública.

Suspensão da vacina da AstraZeneca foi decisão de saúde pública

Suspensão da vacina da AstraZeneca “foi uma decisão de saúde pública“. “Há uma coisa que se chama o princípio da precaução em saúde pública. Na dúvida, fez-se uma pausa”, assegurou Graça Freitas, numa conferência de imprensa conjunta com os responsáveis da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e da task force que coordena o plano de vacinação.

Segundo a diretora-geral da Saúde, esta pausa da utilização da vacina da AstraZeneca é “facilmente recuperável e não vai impactar significativamente no esforço de vacinação”. “Foi uma decisão tomada por dois organismos técnicos: a DGS e o Infarmed, por princípio da precaução em saúde pública”, reiterou.

Vacina da AstraZeneca contra a covid-19 «é segura e eficaz»

Graça Freitas falava horas depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter assegurado que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “é segura e eficaz”, não estando também associada aos casos de coágulos sanguíneos detetados, que levaram à suspensão do seu uso.

“O Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância chegou a uma clara conclusão na investigação dos casos de coágulos sanguíneos: esta é uma vacina segura e eficaz”, declarou a diretora executiva da EMA, Emer Cooke, falando em videoconferência de imprensa a partir da sede do regulador, em Amesterdão.

A posição da EMA surge depois de nos últimos dias vários países europeus, incluindo Portugal, terem decidido por precaução suspender a administração da vacina da AstraZeneca após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com este fármaco.

LEIA AGORA
Covid-19: Portugal vai retomar uso da vacina da AstraZeneca
Covid-19: Portugal vai retomar uso da vacina da AstraZeneca
As autoridades de saúde portuguesas decidiram hoje retomar a administração de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19, três dias depois do anúncio de uma suspensão temporária. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS