ÚLTIMA HORA Sismo de magnitude 6 registado às 11h20 de Lisboa

O sismo de 6 na escala de Richter foi registado na mesma província que, juntamente com a de Esmeraldas, na costa do Equador, foi a mais afetada pelo terramoto de 7,8 graus em abril de 2016.

ÚLTIMA HORA Sismo de magnitude 6 registado às 11h20 de Lisboa

Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter foi hoje registado na província de Manabi que, juntamente com a de Esmeraldas, na costa do Equador, foi a mais afetada pelo terramoto de 7,8 graus em abril de 2016, anunciaram as autoridades.

Sismo ocorreu às 11h20 de Lisboa

O sismo ocorreu pelas 06:20 (11:20 em Lisboa) a uma profundidade de 39,95 quilómetros, indicou o Instituto Geofísico sem, no entanto, dar conta de danos consideráveis.

O presidente do Equador, Lenin Moreno, pediu calma à população através de uma mensagem publicada na sua conta de Twitter.

«Irmãos manabitas, estamos convosco. Sismo de 6 graus. De momento não temos vítimas que lamentar, nem danos materiais consideráveis. Mantenhamos a calma e informemo-nos através dos canais oficiais», escreveu Moreno

O presidente acrescentou ainda que as primeiras informações referem «não haver vítimas» e que “não se registam danos estruturais nas barragens”.

“Está a trabalhar-se na subestação Tosagua para restabelecer a energia elétrica. Continuamos a monitorizar”, disse.

A secretaria de Gestão de Riscos adiantou, em comunicado, que o sismo foi sentido nas províncias de Manabi, Guayas, Los Rios, El Oro, Santo Domingo de los Tsachilas, Pichincha, Chimborazo, Imbabura, Esmeraldas e Tungurahua.

Já o Instituto Oceanográfico da Marinha informou que o sismo não reúne as condições para gerar um tsunami nas costas equatorianas, nem na região insular de Galápagos.

A 16 de abril do ano passado, um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter foi um dos mais fortes da história do Equador, tendo afetado zonas da província de Manabi, bem como o sul de Esmeraldas, tendo causado mais de 670 mortos, milhares de afetados e casas destruídas.

Outros artigos em destaque

sismo matará 17 a 27
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas | Hosiptais de S. José e de St.ª Maria não estão preparados, mas o edifício do Parlamento está (vídeo)
Cabeças humanas entregues à porta de canal de televisão
Cabeças humanas entregues à porta de canal de televisão
Líder dos Super Dragões partilha foto de árbitro espancado
Líder dos Super Dragões partilha foto de árbitro espancado
Ricardo Sá Pinto dá entrevista surreal após expulsão
Ricardo Sá Pinto dá entrevista surreal após expulsão

Impala Instagram


RELACIONADOS