Previsão do tempo para esta sexta-feira, 19 de janeiro

Meteorologia: Previsão do tempo para sexta-feira, 19 de janeiro, em Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Previsão do tempo para esta sexta-feira, 19 de janeiro

MeteorologiaPrevisão do tempo para quinta-feira, 18 de janeiro, de acordo com o IPMA (Instituto Português do Mar e da atmosfera), aponta para períodos de chuva ou aguaceiros até ao meio da tarde, por vezes fortes no Centro e Sul. Vento por vezes forte no litoral oeste e terras altas. Queda de neve no interior Norte e Centro acima de 1.200 metros e descida de temperatura.

Meteorologistas: Jorge Ponte e Cristina Simões

Para ler depois
Situação de seca aumentou em dezembro na região Sul

Previsão do tempo para os Açores

GRUPO OCIDENTAL Céu muito nublado, com abertas para o fim da tarde. Períodos de chuva, passando a aguaceiros. Vento sudoeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h, rodando para oeste e tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/h).

GRUPO CENTRAL Céu muito nublado, com abertas para o fim do dia. Períodos de chuva, passando a aguaceiros para a noite. Vento sudoeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h, rodando para oeste e tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/h) à noite.

GRUPO ORIENTAL Períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto. Períodos de chuva a partir da noite. Vento noroeste bonançoso a moderado (10/30 km/h), rodando para sudoeste.

Estado do mar

GRUPO OCIDENTAL Mar cavado, tornando-se de pequena vaga. Ondas noroeste de 3 a 4 metros. Temperatura da água do mar: 17ºC.

GRUPO CENTRAL Mar cavado, tornando-se de pequena vaga. Ondas noroeste de 2 a 3 metros. Temperatura da água do mar: 17ºC.

GRUPO ORIENTAL Mar de pequena vaga a cavado. Ondas noroeste 3 a 4 metros, diminuindo para 2 a 3 metros. Temperatura da água do mar: 17ºC.

Previsão do tempo para a Madeira

Períodos de céu muito nublado. Aguaceiros, mais prováveis nas vertentes norte e terras altas, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência. Possibilidade de ocorrência de trovoada até ao início da manhã.

Vento moderado a forte (25 a 40 km/h) de noroeste, com rajadas até 75 km/h nas terras altas até ao início da manhã, tornando-se gradualmente fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte.

REGIÃO DO FUNCHAL Períodos de céu muito nublado. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã. Vento fraco (inferior a 15 km/h).

Estado do mar

Costa Norte: Ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros. Costa Sul: Ondas do quadrante oeste com 1,5 a 2,5 metros. Temperatura da água do mar: 20/21ºC.

Previsão do tempo para o continente

Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. Períodos de chuva ou aguaceiros até ao meio da tarde, que serão por vezes fortes até ao final da manhã nas regiões Centro e Sul.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoada na região Sul até ao final da manhã. Queda de neve nas serras do interior Norte e Centro, acima de 1200 metros de altitude, entre o início da manhã e o meio da tarde.

Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante sul na região Sul até final da manhã, soprando por vezes forte (até 45 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a sul do Cabo Mondego, e nas terras altas, com rajadas até 80 km/h nas regiões Centro e Sul. Pequena descida de temperatura.

Estado do mar

Costa Ocidental: Ondas de oeste/noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros a sul do Cabo Carvoeiro. Temperatura da água do mar: 15/17ºC. Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, diminuindo gradualmente para 1 a 1,5 metros. Temperatura da água do mar: 17/18ºC.

Previsão do tempo para o Grande Porto…

Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. Períodos de chuva ou aguaceiros fracos até ao início da manhã. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte. Pequena descida de temperatura.

… e para a Grande Lisboa

Céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde. Períodos de chuva ou aguaceiros até ao final da manhã. Vento moderado (25 a 35 km/h) do quadrante norte, soprando forte (até 45 km/h), com rajadas até 70 km/h, na faixa costeira, diminuindo de intensidade no final do dia. Pequena descida de temperatura.

Impala Instagram


RELACIONADOS