Sabia que hoje é o dia internacional do burro?

O «animal incompreendido» já celebra esta data desde 2001. A raça encontra-se ameaçada pelo mundo, mas há focos de preservação em Portugal, especialmente no apoio à agricultura.

Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) confirma. Esta terça-feira, 8 de maio, é dia internacional do burro.  Esta associação tenta relembrar o animal ao longo de todo o mês até porque é recorrente fazer a associação a maio “como o mês dos burros”.

“Há mais de uma década que a AEPGA trabalha no sentido de conservar o Burro de Miranda, única raça autóctone portuguesa desta espécie, particularmente ameaçada de extinção, e de dignificar todos os burros do país, dando a conhecer o seu carácter dócil, a cultura que lhe está associada e os vários papéis que tão bem sabe representar como o de professor, guia, terapeuta e, sobretudo, de amigo”, conta a associação no seu site na internet.

Atualmente, o reconhecimento do seu papel social já é inegável, mas, infelizmente, a sua dignificação ainda não está realmente assegurada. O vídeo mostra como o burro é mesmo adorável.

Impala Instagram


RELACIONADOS