Recomendações para o tempo frio e seco que aí vem

A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população sobre as previsões de descida da temperatura e vento intenso para os próximos dias.

Recomendações para o tempo frio e seco que aí vem

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população sobre as previsões de descida da temperatura e vento intenso para os próximos dias, fatores meteorológicos que vão “acentuar o desconforto térmico”.

O aviso à população da Proteção Civil surge após contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê uma diminuição da temperatura mínima a partir da madrugada de sábado, nas regiões do interior do norte e centro, voltando a descer no domingo, podendo chegar aos menos quatro graus.

Segundo o IPMA, o vento vai soprar forte nas terras altas do centro e sul, estando também prevista a formação de gelo e geada nas regiões do interior norte e centro.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para os riscos de “intoxicação por inalação de gases devido a inadequada ventilação de habitações aquecidas com recurso a lareiras e braseiras”, de “incêndio em habitações em resultado da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias elétricas e circuitos elétricos” e “formação de gelo em troços úmbrios de estradas”.

Em comunicado, a Proteção Civil recomenda à população que evite a exposição prolongada ao frio e a mudanças de temperatura bruscas, envergar várias camadas de roupa folgada e adaptada à temperatura ambiente, proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes e ingerir bebidas quentes, bem como ter especial atenção às braseiras e lareiras, os que podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono.

A ANPC aconselha ainda a uma adequada ventilação das habitações, a adoção de uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada onde seja suscetível a formação de gelo e a uma dedicação especial aos grupos da população mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas portadoras de patologias crónicas e sem-abrigo.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Emergência Médica alerta também para os cuidados que a população deve ter com o frio, recordando que “a exposição a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde”.

O INEM chama a atenção para a hipotermia e as queimaduras como as emergências médicas relacionadas com o frio, alertando também para o perigo de incêndio ou de intoxicação por monóxido de carbono associado ao aquecimento das divisões, com recurso a lareiras, aquecedores ou braseiras.

 

Outros artigos em destaque

Judite Sousa ameaçada: polícias e segurança protegem a TVI
The Biggest Loser Concorrente surpreende ao tornar-se modelo e bombeiro!
Raríssimas: Presidente admite uso do cartão de crédito em vestidos por ser um «investimento»
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Gala das Estrelas: Para a próxima corre melhor… Será? (FOTOS)
22 prendas de Natal até cinco euros
Veja os melhores looks da gala de Natal da TVI
Gala das Estrelas: Os looks mais arrasadores escolhidos pelas divas da TVI

Impala Instagram


RELACIONADOS