Impala

Quatro distritos do continente sob ‘Aviso Amarelo’ devido à chuva – IPMA

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro continental estão sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lisboa, 04 dez (Lusa) — Quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Também estão sob ‘Aviso Amarelo’, até às 03:00 de segunda-feira, as ilhas do grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) devido à previsão de chuva e trovoada.


A costa norte da ilha da Madeira está igualmente com este alerta até ao meio-dia de hoje, por causa da forte agitação marítima, com ondas de oeste de quatro a cinco metros.


No continente, estão sob ‘Aviso Amarelo’, até ao meio-dia de hoje, os distritos de Lisboa e Setúbal devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes.


Já os distritos de Beja e Faro estão sob este alerta até à meia-noite devido à chuva ou aguaceiros fortes, que podem ser acompanhados de trovoada.


O ‘Aviso Amarelo’ é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje na região norte, céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade no litoral a partir do meio da manhã, e aguaceiros, que se tornarão fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã.


O vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas, prevendo-se também uma pequena subida de temperatura.


Para as regiões centro e sul, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado e ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada no Baixo Alentejo e Algarve.


O vento soprará moderado, predominando de sueste, soprando moderado a forte, com rajadas até 65 km/h, no litoral a sul do Cabo Raso e forte com rajadas até 85 km/h nas terras altas.


O IPMA prevê ainda para estas regiões neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena subida da temperatura máxima.


Para o grupo ocidental dos Açores, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir da tarde, e períodos de chuva, pontualmente fortes a partir do fim do dia.


No grupo central (Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge) está previsto céu geralmente muito nublado e períodos de chuva.


Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), prevê-se céu geralmente muito nublado e ocorrência de aguaceiros.


Na Madeira, o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, com aguaceiros, em geral fracos.


As temperaturas máximas previstas para hoje são de 17 graus Celsius em Lisboa, 19 em Faro e no Porto, 23 no Funchal e 20 em Ponta Delgada.



HN//GC


Lusa/fim


RELACIONADOS

Quatro distritos do continente sob ‘Aviso Amarelo’ devido à chuva – IPMA

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro continental estão sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).