Portugal vai receber em fevereiro reunião de aliança para a neutralidade carbónica

Lisboa vai receber a reunião de uma aliança para a neutralidade carbónica no setor dos transportes que reúne Portugal, França, Holanda e Costa Rica, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Portugal vai receber em fevereiro reunião de aliança para a neutralidade carbónica

Lisboa vai receber em fevereiro a reunião inaugural de uma aliança para a neutralidade carbónica no setor dos transportes que reúne Portugal, França, Holanda e Costa Rica, anunciou hoje em Paris o primeiro-ministro, António Costa.

“Acabámos de lançar com França, Holanda e Costa Rica a aliança para a neutralidade da energia no setor dos transportes e vamos acolher em Lisboa, em fevereiro, a primeira reunião desta aliança”, anunciou António Costa numa intervenção na cimeira “One Planet”, que decorre na capital francesa.

O chefe de Governo começou por sublinhar que Portugal se comprometeu “a implementar o Acordo de Paris através de um roteiro que tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2050” e elencou “outros compromissos” ambientais do país.

“Em linha com a iniciativa do Reino Unido e do Canadá ‘The Past Coal Alliance’, comprometemo-nos a abolir a produção de energia a partir do carvão até 2030 e vamos começar no próximo ano a aumentar o imposto sobre o carvão para dar um incentivo às empresas para reduzir a produção com carvão”, afirmou António Costa.

O primeiro ministro adiantou que “Portugal é um dos países que mais incorporou energias renováveis”, tendo atingido “60% na produção e 30% no consumo”.

“No ano passado, garantimos quatro dias em que toda a energia consumida no país foi produzida por energias renováveis: hidráulica, eólica e solar. É preciso continuar o investimento nas energias renováveis”, afirmou.

António Costa referiu que outro “assunto chave” prende-se com os oceanos e que “depois de uma conferência de grande sucesso em 2017”, a conferência ‘Oceans Meeting 2017 realizada em setembro, “Portugal trabalha agora com o Quénia para continuar esta iniciativa”, com uma nova reunião prevista para 2020.

“Para nós é muito claro que é preciso trabalhar ao nível internacional, ao nível local, ao nível da investigação e nas diferentes áreas: no investimento da produção de energias renováveis, no aumento da eficácia da utilização da energia e numa mobilidade mais amiga do ambiente”, concluiu.

António Costa falou a seguir à primeira-ministra britânica, Theresa May, no painel intitulado “Acelerar o caminho para uma economia descarbonizada”, durante a sessão de líderes da cimeira convocada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, para assinalar os dois anos do Acordo de Paris sobre redução de emissões.

 

Outros artigos em destaque

Presidente da Raríssimas reage às acusações e é imediatamente atacada
Cláudia Vieira mostra-se em família com o namorado e a cunhada pela primeira vez
Namorada de jogador de futebol suicida-se aos 23 anos
EXCLUSIVO | Saiba como foram os últimos momentos de vida do segurança baleado no Barrio Latino
Chamada de «cadáver», Lililiana Aguiar justifica magreza
25 motivos que levam as mulheres a querer sexo

Impala Instagram


RELACIONADOS